domingo, 22 de janeiro de 2012

Jesus deve ser o primeiro na nossa vida

 “Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;  e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes.  Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões.  Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.  Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique.  Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador.”  Lucas 5.1-9

Tenho visto muitas pessoas abatidas, desanimadas, muitos já fizeram tantas coisas para conquistar a bênção e de forma alguma conseguiram o resultado esperado, então desistem.

Esse texto revela o desanimo de muita gente, mas também renova as expectativas para um novo começo. Prepare-se para uma nova oportunidade, o  Senhor espere que você mais uma vez batalhe, insista, porque Ele não desistiu de você.

- No tempo de crise Deus deseja de nós maior doação

 Jesus entrou no contexto no momento que os discípulos estavam cansados, abatidos. E Ele diz: “Simão, me dê o seu barco.” Simão responde: “Senhor, aqui está o meu sustento, minha história...” Mas Jesus insiste.
No momento em que a crise era maior, Jesus disse: “Dê-me o que você tem.” 

 Coloque nas mãos do Senhor aquilo que faz você sofrer, o motivo do seu fracasso, porque o Senhor transformará essa situação em milagre, em vitória.

- O  momento da crise é o momento da revelação

Quando a crise vem ao invés de revolta, da melancolia, volte-se para a Palavra, porque Deus usa as circunstâncias para nos moldar.  Descanse no Senhor. “Vinde a mim, todos vós que estais cansados...”

- Deus tem uma revelação pessoal para cada um

A multidão muitas vezes quer ver os milagres acontecendo, mas Jesus tem para nós experiências pessoais. Jesus ministrou ao coração de Simão.
A dificuldade das pessoas se relacionarem com Deus ‘sem  muletas’ é muito grande. Nós até podemos faltar ao nosso encontro com Deus, mas Ele não falta. Jesus quer relacionamento pessoal  conosco!

- Deus nos chama a correr riscos com Ele

Corra riscos. Lendo o texto vemos a resposta de Simão e ficamos maravilhados! “Sob a tua Palavra lançarei as redes.” Antes de Simão falar isso, ele deu o relatório: “Senhor ficamos aqui a noite inteira e não pescamos nada.”

Segundo historiadores esse episódio deu-se às 10h da manhã, debaixo de um calor forte.  Quando Simão disse: “Sob a sua Palavra lançaremos as redes”  ele dizia a Jesus que  a responsabilidade do que Ele estava falando  era dele e  Jesus dizia a eles: “ E a de vocês é de obedecer a minha palavra.” A palavra de Deus é a verdade e o que Ele diz a nosso respeito se cumprirá.

Quando o milagre aconteceu, Simão pulou aos pés de Jesus e disse: “Afaste-se de mim porque sou pecador.” Por que ele teve essa reação? O verdadeiro milagre produz na nossa vida quebrantamento. O milagre que não produz quebrantamento vira entretenimento, vira show.

Simão iniciou esse episódio quebrado, sem dinheiro e terminou bem de vida. O maior teste de Simão não foi quando ele cedeu o barco para Jesus, mas quando Jesus o pediu para abandonar tudo para segui-lo.

O que era mais importante para ele? A grande pesca, o dinheiro que ele receberia ou seguir a Jesus?
O que é mais importante para você? Sua casa, seus imóveis, sua posição social, seus amigos, seu carro, seu trabalho ou Jesus? Jesus deve ser o principal na nossa vida, Ele deve ser o primeiro!

Pr. Roberto Luiz
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário