domingo, 29 de julho de 2012

A vitória é uma escolha!

“Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: "Com muitas dores o dei à luz. Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores". E Deus atendeu ao seu pedido.”1 Crônicas 4:9-10
A Bíblia fala a história desse homem em dois versículos. Jabes se tornou mais ilustre que seus irmãos, ele não era o mais ilustre, ele se tornou o mais ilustre, certamente a transformação na vida de Jabes deve ter sido uma surpresa para muitos.

Pode ser que você também esteja desacreditado!  Mas Deus pode transformar a sua realidade.
Quem sabe na sua família você não é ninguém? Quem sabe você é uma pessoa que os outros não lhe dão valor? Quem sabe as circunstâncias da vida tornaram você uma pessoa à margem da sociedade?

Não sei qual é a sua história de vida, mas o primeiro passo que devemos dar em direção a transformação é não olhar pra trás. Isso é uma decisão.

A própria mãe de Jabes colocou o nome nele – na cultura judaica quem coloca o nome no filho é o pai, isso significa que ele não tinha pai. Jabes significa ‘atrofiado’, ‘sequidão’, ‘raquítico’ ‘minha desgraça’ – quem sabe essa mãe foi até abusada?

A mãe de Jabes lançou sua amargura sobre ele, mas Jabes resolveu mudar sua história e clamou a Deus.
Se ficarmos olhando para o lado, para quem não acredita em nós, se ficarmos ouvindo as mentiras do diabo através da boca das pessoas não iremos a lugar nenhum.

O presidente dos EUA chegou onde nenhum homem negro havia chegado e se tornou o homem mais ilustre.
Nelson Mandela, um homem que foi perseguido, preso, hoje é um ícone mundial.

Não se abata no momento de uma derrota porque o momento difícil pode ser um ensinamento para uma grande vitória na frente.

Talvez o filho que você não dá muito valor é esse quem vai te honrar. Pode ser que a pessoa que você não vê futuro, é que vai te surpreender.

A primeira coisa que Jabes fez foi contar a sua aflição para Deus. Temos a mania de contar muito os nossos problemas para os outros, conte o seu problema para o Senhor.

Você pode sair da vergonha que você se encontra contando seus problemas para Deus. Existem pessoas que todo mundo sabe a história da vida delas.  Conte seus problemas para quem pode te ajudar.

Jabes pediu a Deus que o abençoasse e alargasse as suas fronteiras. Comentários dizem que pode ser que Jabes tivesse as pernas atrofiadas, por isso pediu que alargasse as suas fronteiras.

Quantas palavras de maldição você pode ter escutado? “Você não vai conseguir!’ “Tudo que você faz dá errado...”
Peça a Deus que o abençoe e alargue suas fronteiras – tome uma atitude! Escolha ser um vencedor, não se acomode com a situação em que você se encontra!

Jabes também pediu que não ficasse aflito diante dos problemas. A diferença daquele que tem Deus e o que não tem é a reação diante dos problemas, porque lutas todos têm.

Todos riam de Jó, o ridicularizando, acusando-o de pecado, ele estava na pobreza, mas diante do problema Jó disse: “Eu sei que meu redentor vive...” A história de Jó foi transformada e todos os que o ridicularizaram vieram até ele para pedir oração.  Irmão: Levanta-te, resplandece, porque a luz de Deus vem sobre você!
Talvez você esteja com muitos problemas financeiros, problemas na família, mas coloque Jesus em primeiro lugar e Deus o concederá o que você está pedindo. Deus concedeu tudo que Jabes lhe pediu porque Ele só pediu coisas boas, ele não pediu para humilhar ninguém, não pediu vingança, nem nada parecido!

Não se abata diante da sua situação, tome uma postura e clame a Deus, porque Ele tem uma nova história para a sua vida!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário