domingo, 29 de julho de 2012

As leis da semeadura e da colheita


“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”
Gálatas 6:7-8

O que se espera de uma bailarina? Que ela dance. O que se espere de um exército? Que ele guerreie, lute. De um médico? Que ele atenda o paciente, passe a prescrição para o melhor estado do paciente!

O que Deus espera de nós? Deus espera de nós frutos, resultados, uma vida frutífera, abençoada, uma vida que caminha,  que prospere.  O texto acima fala da lei da semeadura e da colheita.

Essa lei aprendemos desde muito cedo. Todos na infância temos a experiência de plantar o feijão debaixo do algodão e nenhuma criança na história do mundo depois de alguns dias esperou que nascesse melancia ao invés de feijão.

Infelizmente muitas vezes na nossa vida espiritual crescemos e  esquecemos da lei do plantio e da colheita que é aplicada também a nossa vida espiritual.

Ref: Pv 21.13, Pv 22.8.

Quero falar sobre a lei da semeadura e da colheita

1ª) Colhemos frutos da mesma espécie da semente que plantamos

Não é possível que uma pessoa semeie uma vida de mentira e colha verdades. Uma pessoa que semeia preguiça receberá miséria – A Bíblia diz assim.  Um homem que semeia nunca cuidar de sua esposa colherá confusão no seu casamento.  Uma pessoa que nunca se envolve com ninguém, não investe nas amizades, acabará sozinho.  Alguém que nunca semeia uma vida na presença de Deus, colhe morte espiritual.
Precisamos semear sementes abençoadas!

2ª) Colhemos muito a partir de uma única semente

Uma semente que você planta gera muitos frutos. Uma floresta pode nascer a partir de uma única semente.
Pequenas ações, pequenos gestos, podem gerar muitas bênçãos para as nossas vidas. O inverso também pode acontecer, uma semente de pecado, pode gerar uma destruição espiritual assoladora.  Um pecado pequeno abre portas para pecados maiores na sua vida. Adão e Eva perderam tudo por causa de uma fruta.
Esaú perdeu o direito de ser o filho mais velho por causa de um prato de lentilhas. Sansão perdeu a bênção de Deus por causa de uma charadinha com Dalila. Judas traiu Jesus por 30 moedas de prata.  Você não pode dar trégua para o pecado, seja santo custe o que custar!
Um pequeno pecado pode destruir, mas uma pequena semente de fé pode gerar bosques de bênçãos sobre a sua vida. “Você foi fiel no pouco, então te colocarei sobre o muito” Um pequeno sorriso, um pequeno abraço,  um convite, uma carona que você dá para alguém pode abrir uma  corrente de bênçãos sobre a sua vida!

3ª) Colhemos frutos em estações diferentes da estação que plantamos

Plantamos hoje e colhemos amanhã, não colhemos no mesmo dia que plantamos. A Bíblia nos orienta a olhar para o futuro, olhar para a eternidade. A Bíblia diz: “Não se engane, de Deus não se zomba!” O que você está plantando você colherá, pode ser que não seja imediatamente, mas no futuro você colherá.

4ª) Você pode plantar secretamente, mas a colheita ninguém poderá esconder

A Palavra de Deus diz que todos compareceremos diante do tribunal de Cristo, para prestarmos contas das nossas atitudes quer sejam boas ou más. Aquilo que você plantou, crescerá e todos verão.

O que fazer então?

1º) Não acredite nas suas próprias mentirasVocê colherá as consequências dos seus erros. Não pense que tudo acabará bem se você está semeando no local errado.

2º) Semeie no Espírito Santo, não semeie na carne
Semeie coisas boas, semeie oferta no altar, semeie vir à igreja, semeie ler a Bíblia, semeie envolver-se no ministério, semeie orar pelo pastor e por sua família.

As flores de amanhã estão nas sementes de hoje!
Na hora de semear você é livre, na hora de semear você pode plantar a semente que quiser, mas na hora de colher você recebe  o que você plantou.

Pr. Davi Lago
Edição: Renata G. Santana



Nenhum comentário:

Postar um comentário