domingo, 15 de julho de 2012

Recebendo cem vezes mais!


“E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai; E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Assim habitou Isaque em Gerar.” Gênesis 26:1-6

Todos nós precisamos da bênção de Deus, todos queremos que tudo dê certo na nossa vida, mas para tudo dar certo existe um caminho.

Quando eu era jovem me ensinaram dois  segredos na escola. O primeiro foi sempre saber a nota mínima necessária para passar de ano e estudar logo no início do semestre para não ficar apertado depois e o segundo era sempre respeitar as filhas dos outros.

Na adolescência aprendi que um empregador nunca deveria ir à nossa porta para receber alguma coisa. Se eu comprei alguma coisa deveria pagar e também aprendi a saber me portar na casa dos outros. Minha mãe nos fazia comer antes de ir para a casa dos outros para não parecermos esfomeados.

Aprendi muitas outras coisas que se tornaram princípios na minha vida e que passo para os meus filhos.  
Quando passamos coisas boas para nossos filhos constituímos  uma geração abençoada e vice-versa. “A geração do homem abençoado, será abençoada...” Sl 112

O que fazemos hoje refletirá lá na frente. As nossas atitudes também podem atingir inocentes. Por exemplo: uma mulher que tem o vírus HIV e engravida.

Uma pessoa amaldiçoada gera uma série de maldições e uma pessoa abençoada também gera uma série de bênçãos.

O abecedário de Deus é OBEDECER – Se fizermos  o que Deus nos orienta seremos bem sucedidos.  A Bíblia diz que o homem que é abençoado, tudo em que coloca as mãos prospera.
Existem situações possíveis de serem concertadas no tocante ao nosso passado e existem situações que também não dão para ser concertadas, sendo assim é só nos arrependermos e não fazemos mais.

O texto diz que o tempo de Isaque colher o que plantou chegara e no mesmo ano ele recolheu cem vezes mais.  Você pode orar ao Senhor: “Senhor eu quero recolher aquilo que plantei...”
Já pensou, você ajuda alguém e recebe cem vezes mais. Sorri para alguém e recebe cem sorrisos de volta... e assim por diante?

Agora existem pessoas que só plantam coisas ruins e recebem em troca o que fizeram multiplicado por cem!
O homem abençoado recebe de Deus no período em que ele pode desfrutar! Desfrutar dos bens, dos filhos, da esposa...
Isaque recebeu cem vezes mais no mesmo ano por causa do pai dele e era invejado por causa disso.  Ninguém tem inveja de uma pessoa derrotada, de uma pessoa destruída, etc. Para ser uma pessoa vitoriosa você tem que estar preparado para receber oposição, do contrário ficará doente.

Não brigue com seus parentes, vizinhos, por causa de vizinhos. Jesus reuniu os apóstolos e perguntou: “O que as pessoas estão dizendo ao meu respeito?” E eles responderam: “Uns dizem que és Elias, que és profeta...” E Jesus perguntou: “E vocês, o que dizem que sou?” Para Jesus importava o que os discípulos diziam a respeito d’Ele.

Esteja preparado para ser alvo de inveja, fofoca, porque o que importa é o que Deus diz a seu respeito.

Esteja preparado para receber as bênçãos de Deus

Há pessoas que Deus quer abençoar, mas as mesmas não têm estrutura para serem abençoadas, porque se forem abençoadas começam a ficar soberbas, mesquinhas...

Quando você for comprar um arroz no supermercado, um litro de leite, etc,  compre pra mais e dê para quem está precisando.

Vai comprar um caderno para seus filhos, compre para mais e dê para o filho de alguém que está precisando.

O homem abençoado é liberal. Tudo que temos é de Deus e não podemos ser mesquinhos!

“E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.” Gênesis 26:15

Isaque foi alvo de vandalismo porque era um homem abençoado! E quanto mais se levantavam contra ele mais ele era abençoado! Até que Abimeleque entendeu que não adiantava entulhar os poços dele. “Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.” Gênesis 26:16

Mostramos que somos abençoados quando estendemos as mãos, quando temos o coração quebrantado diante de Deus e nos prostramos  diante d’Ele para agradecer! O homem abençoado é grato!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário