terça-feira, 10 de julho de 2012

Não se desespere, a promessa de Deus se cumprirá!

"Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá."
1 Samuel 16:13

Samuel recebeu a incumbência de procurar um novo rei para Israel e o escolhido por Deus era Davi, mas Davi não sabia o que aconteceria. Samuel enche seu vaso de azeite e vai a cidade de Belém – ele era muito conhecido e onde ele chegava acontecia um alvoroço muito grande.

Todos queriam saber em que casa Samuel haveria de entrar.  Mas o nosso Deus é um Deus de surpresas. Jessé não imaginava que aquele dia era o dia que o Senhor tinha resolvido para abençoar a sua casa.

Quando profeta chegou à casa de Jessé ordenou que reunisse a família. Os filhos foram avisados, um banquete foi preparado e o profeta ansioso para fazer o que Deus havia determinado.

E Samuel começa a reparar a fisionomia, a altura, o porte físico dos filhos de Jessé e acreditou que o mais alto, o mais forte seria o escolhido de Deus, mas o Senhor não olha para a aparência física e sim para o coração.

Samuel então faz a célebre pergunta: Acabaram-se os mancebos? E foram procurar a Davi, que saiu do anonimato porque o próprio Deus o mandara chamar.

Quando Davi chegou,  nem parecia que era o menor deles, porque Deus o havia revestido de uma honra excelente.

A Bíblia não diz, mas creio que quando viu o profeta levantando o vaso de azeite ele já foi se ajoelhando para receber a unção, porque ele sabia que a unção faz a diferença.

Depois que Davi foi ungido o Espírito do Senhor se apossou de Davi.  Depois que Davi foi ungido, Samuel voltou para Ramá.

A cidade de Ramá esconde revelações de Deus para nós.

 - Ramá quer dizer “Lugar Alto”

O profeta depois de cumprir sua missão voltou para o “Lugar Alto”. Homens e mulheres de Deus não foram chamados para estar por baixo. Fomos chamados para estar nas Regiões Celestiais com o Senhor.
Quem quer ter uma vida espiritual sadia, precisa ter uma vida espiritual nas alturas. Ou seja, precisa ter uma vida de oração, de leitura bíblica, de santidade, de adoração. Quando isso acontece desfrutamos de coisas tremendas da parte de Deus. 

-  Ramá é lugar de começar e terminar

Existem pessoas que começaram a vida familiar num casamento de pompa e hoje onde está a pompa? Começaram bem na vida profissional e hoje estão numa bancarrota.
O profeta Samuel nasceu em Ramá e morreu em Ramá. Ele começou no “Lugar Alto” e terminou no “Lugar Alto”. Independente de como foi o seu começo, Deus quer fazer você terminar nas alturas!

- Ramá também é lugar de segredos

Segredo não é a mesma coisa de mistério. A Bíblia é um livro de poucos mistérios e muitos segredos.
Mistério é um assunto de difícil compreensão e segredo é aquilo que contamos para poucas pessoas. Você não sai por aí contando os seus segredos.

Amigo é aquele que sabe guardar segredos, só por aí você sabe quem pode ser seu amigo. Se você for amigo de Deus,  se tiver intimidade com o Senhor, Ele lhe contará os Seus segredos!

Imagine quantas perguntas ficaram no coração de Davi quando Samuel foi embora. “Quando será que isso acontecerá?” Deus sempre nos diz o que Ele vai fazer, mas nunca diz quando ele fará... Não precisamos saber de tudo, precisamos saber apenas o que Deus nos revela.
Não se preocupe como acontecerá o que Deus prometeu a você ou quando, se atenha ao que o Senhor falou a você.

- Ramá é lugar de promessas

Todos temos promessas de Deus, mas a nossa dificuldade é esperá-las. Não temos paciência, tranquilidade para esperar o que o Senhor nos prometeu. A nossa impaciência revela a nossa incredulidade. Muitos de nós não conseguimos esperar porque estamos esperando fora dos “Lugares Altos”. Não podemos esperar uma promessa que vem “Lá de cima” “Lá em baixo”.

Quanto mais alto você subir, pode demorar o tempo que for você irá crer que a promessa chegará.
Não desista do seu sonho, da sua promessa, o que Deus fará, irá superar o tempo da sua espera.

Deus não mudou, o que saiu da boca d’Ele se cumprirá porque Ele é fiel!Não conhecemos os caminhos do Senhor e no momento a promessa se cumprirá de forma maravilhosa!

Pare de se lamentar pelo que ainda não aconteceu. Ninguém aguenta viver perto dos murmuradores, dos lamentadores.

Davi esperou, esperou, esperou pelo cumprimento da promessa. Ele havia matado um leão, um urso, mas aquilo não era a promessa, eram os sinais do que aconteceria na vida dele.

Samuel também esperou pelo cumprimento da promessa, mas morreu e não viu Davi no trono, porque existem promessas que vão se cumprir conosco em vida, mas outras se cumprirão até depois que morrermos.

- Ramá é lugar de reabastecer

Samuel reabasteceu o vaso. Davi queria que o profeta ficasse mais com ele, mas Samuel não podia, ele tinha que voltar a Ramá para reabastecer.

- Ramá é lugar de reabastecer a nossa vida espiritual

Muitas vezes somos usados por Deus e o nosso ‘vaso’  esvazia. Não sei  se você está com seu  vaso na reserva, mas no altar do Senhor, na presença d’Ele,  é o lugar de reabastecermos espiritualmente.

Pr. Marcelo Barbosa
Renata G.Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário