quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ruídos nas articulações?


Esse é um sinal denominado crepitação ou estalidos. É o atrito audível ou palpável durante o movimento. Sinal característico de comprometimento da cartilagem articular, podendo indicar uma degeneração articular leve, moderada ou grave.
O sedentarismo é fator desencadeante desse sinal, pois com a baixa utilização das articulações, fazem diminuir o liquido sinovial, presente em nossas articulações para lubrificação das mesmas. Levando o paciente a apresentar esse sinal. Podendo esse desgaste ser progressivo. 
Por outro lado, a atividade física sem as orientações devidas, podem levar a lesões que apresentam crepitação.

Durante as atividades físicas e diárias faça alongamentos e aquecimentos, de maneira leve e progressiva. Isso irá ajudar nas ocorrências mais leves de crepitações. E irá prevenir a progressividade da mesma.
Esse sinal está presente em todos os processos em que haja degeneração daquele elemento, como nas artroses e artropatias. E quando há luxações do ombro, lesão do menisco do joelho, alterações  na articulação temporomandibular, condromalacia patelar, dentre outras lesões e patologias.

A crepitação articular pode vir acompanhada de dor, edema local, rigidez muscular e articular ou  não. 
O seu tratamento pode ser conservador, tendo como indicação a  fisioterapia, através de métodos eficazes como  hidroterapia, cinesioterapia, etc.
Já nos casos mais graves, e conforme o diagnóstico do profissional de saúde, a indicação do procedimento cirúrgico .  



Caso você  apresente esse sintoma , procure um  fisioterapeuta  ou  ortopedista para um diagnóstico preciso. Ele irá te indicar o tratamento  mais eficaz e de acordo com  sua  patologia. 

Fabiano Moratto
Fisioterapeuta
Crefito: 14443

Nenhum comentário:

Postar um comentário