quarta-feira, 24 de abril de 2013

Amar = Vida

A resposta do amor diante do ódio é singular. O amor não questiona a respeito do bem o ou do mal que o outro lhe faz. 

Todo o bem que o amor dedica ao ser amado é como nada, diante do imenso desejo de amar mais ainda. 

Amar é procurar a felicidade do outro, e nela ser aperfeiçoado. O amor traz consigo o nascer de um novo dia que brilha em manhã magnífica, libertando o ser humano do mal e capacitando-o a fazer o bem. 

O amor pode ser tratado com ira e desapontamento, pode ser desafiado, ferido e acusado. Pode-se até duvidar de sua existência com todas as forças do ser. Mesmo assim, ele ainda estará lá, inabalável, de braços abertos ao menor sinal de trégua.

Sozinho, o amor não planta a justiça, nem pode garantir felicidade permanente, ou a ausência de raiva, desentendimentos, agonias e dúvidas. 

O amor não erradica conflitos ou elimina a dor, nem ainda promete permanecer imutável. Entretanto, o amor pode alterar conceitos, fazendo cada atitude sem sentido encontrar o correto lugar no quebra-cabeça da vida.

Nenhuma outra força pode encher a noite de luz, curar os medos que nunca temos coragem de confessar, acalmar as dores, dissipar as sombras da desconfiança, como o amor. Viver sem amar e sem ser amado é uma das coisas que o ser humano não pode suportar. Sem amor ninguém sobrevive. 

Quem não se deixa tocar pelo amor, ou toca aos outros com ele, permanecerá inalterado, estático, frio e fechado.

Essa ideia  no entanto, é ainda mais profunda. Amar e ser amado não é suficiente. As paredes dessa separação precisam ser destruídas. O amor nasceu para ser expressado, sentido, compartilhado e vivido. Um amor sem obras e sinais vitais de participativa comunhão está morrendo.

O caminho do amor não termina no orgasmo sexual. Ele dá meia-volta e continua sua jornada em meio à rotina do dia-a-dia, caminhando de mãos dadas com a responsabilidade e a fidelidade. 

Muitas vezes, esse caminho conduz o casal para bem longe dos momentos de paixão e desejos pessoais. A peregrinação do amor não somente leva os amantes ao êxtase, mas também ao sofrimento e à renúncia; todavia nem por isso esse caminho é menos feliz.

"Sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos; aquele que não ama permanece na morte." 1 João 3.14

Pr. Silmar Coelho
Casado com Janice Coelho, é pai de Tiago, Filipe, Lucas e Cristine. Doutor em liderança pela Universidade Oral Roberts, Tulsa/ USA. Escreveu vários Best-Sellers.  É escritor premiado, músico, compositor e pastor há mais de 39 anos. 

www.silmarcoelho.com.br
Twitter: @silmarcoelho 
Facebook: pastorsilmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário