terça-feira, 30 de abril de 2013

Três regras para que você faça da sua casa um lugar maravilhoso para se estar

Que tipo de família realmente queremos ser? O que na família nos causa embaraço? O que nos faz ter vontade de voltar para casa? O que nos atrai aos nossos pais de tal forma que nos tornamos receptivos a influência deles? O que nos faz ter saudades de todos na nossa família? 

Quando a Bíblia fala de vida abundante, está falando de qualidade de vida! 

A primeira regra foi dita pelo pastor Tiago: “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Tiago 1.19.

- Pratique a arte da comunicação construtiva, inteligente

Que tipo de comunicação você desenvolve? Construa um ambiente que favoreça a comunicação.

Pratique os 4 ingredientes da bondade - 
Gentiliza, prestabilidade,  boa vontade, iniciativa. 

Ef 4.31,32 diz: “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

- A mulher fala o que sente, o homem o que pensa

O homem fala para resolver problemas, a mulher para expressar o que sente... 

- No processo de comunicação cuidado com a familiaridade que pode destruir a gentileza 

Seja gentil. A familiaridade pode ser um dos inimigos da boa educação.  

II) Coloque inteligência nas suas emoções

Qual é o grande desafio para qualquer casal e família? Manter a unidade e mantê-la não é simples.

Veja o que Paulo disse: “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.” Ef 4.2 – a unidade só é possível com esses ingredientes. 

Paciência é a capacidade de esperar sem se estressar e longanimidade é longa paciência. Quando decidimos ser pacientes, respondemos de forma positiva uma situação negativa.

“Nem sempre está faltando amor, muitas vezes o que falta é humor.” Lia Luft


Pessoas mal humoradas são extremamente tóxicas. O irmão do filho pródigo era mal humorado.  Como anda seu humor? Você briga por causa de uma lata de lixo, briga com o garçom, briga na fila do banco, na farmácia, na padaria... ? O grande problema é que você vai manchando a sua reputação de cristão, porque ser cristão é ser parecido com Cristo.

Como vai o seu nível de irritabilidade?  Paulo disse: “Irai-vos e não pequeis..” ira prolongada vira raiz de amargura que cresce continuamente.

Todo fofoqueiro é um amargurado. Como vai seu senso de humor? O humor é o óleo que lubrifica qualquer relacionamento.

A raiva é o vento que apaga a vela da inteligência. Os gritos começam quando se vai a inteligência.  Precisamos ter mansidão. Mansidão é ter as rédeas das emoções nas mãos. Deus tem pressa em nos curar – Receba o óleo da alegria! Pratique a arte da comunicação inteligente. Coloque inteligência nas suas emoções. 

III) Leve à sério o principio de autoridade  

“Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.” Romanos 13.1,2.

Em tempos de autonomia, não há lugar para autoridade. É possível assistir ataques às figuras de autoridade, principalmente nas novelas. Os folhetins são construídos com base em mulheres fortes, determinadas, ousadas e etc  e os homens com base em personagens fracos e boçais. O ato de submeter-se a alguém passou a ter significado de perda. 

“Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades;”
2 Pedro 2.10.

Ninguém está isento de ser ministrado por um princípio de autoridade. Já nascemos com uma liderança sobre nós que são os nossos pais. A submissão não nos faz inferiores. Deus é o cabeça de Cristo, Cristo é autoridade sobre o Espírito Santo e o Espírito envia a igreja. 

Apesar do princípio de autoridade está inserido na autoridade, Deus não é maior que Jesus, Jesus não é maior que o Espírito Santo.


Existem três fundamentos para se ter um casamento feliz e os mesmos tem haver com o princípio de autoridade.

Iº)  Bênção familiar
 
Deixar pai e mãe precisa ser uma emancipação com  honra. Um casamento que acontece sem as bênçãos dos pais tem implicações seríssimas.  O filho pródigo não errou por sair de casa, mas por sair na hora errada, da forma errada, porque quebrou um princípio de autoridade. Ele não queria estar debaixo de supervisão. Quem quebra o principio de autoridade é quebrado pelo principio.  

Quem sai de casa sem a bênção dos pais não prospera, não vence, pelo contrário, vai perdendo , perdendo, perdendo.

Rebeca saiu de sua casa debaixo da bênção de sua família. Pais deixem claro para os filhos: é muito perigoso sair de casa sem a bênção dos pais. 

O que fazer quando um filho se apaixona por uma moça que não é evangélica ou com uma filha que se apaixona por um rapaz que não é evangélico? 

Faça 4  perguntas para seu filho (a):

- Você se casaria com o deus dele (a)? [Proteção espiritual] 
- Você se casaria com os valores que norteiam a vida dele (a)?  [Proteção moral]
- Ele ou ela se casaria com a sua missão, com a sua vocação? [Proteção ministerial] 
- Você se casaria com a família dele (a)? [Proteção familiar]

Todo casal que sai de casa se rebelando contra os pais tem tudo para lá na frente terminar miseravelmente entre os porcos. 

IIº) Benção Sacerdotal 
O pastor e a igreja trazem bênção sacerdotal ao casamento – princípio de autoridade. 

IIIº) Bênção judicial 
A bênção judicial (casar no cartório) também traz a bênção sobre o casamento. 

Não brinque com a autoridade espiritual. 

Pr. Josué Gonçalves 
Edição: Renata G. Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário