terça-feira, 30 de abril de 2013

Quando um príncipe perde a unção

“Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou. E o Espírito do SENHOR começou a incitá-lo de quando em quando para o campo de Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.” Juízes 13.24-25

“Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere.” Juízes 16.21

A forma de governo nos dias dos juízes era Teocrática, mas o povo não levava o Senhor à sério e estava mergulhado na idolatria.

A nação dos Hebreus teve desenvolvimento moroso, até que foi organizada em reino nos dias de Samuel e Davi.

Sansão foi o último dos juízes, ele julgou Israel por 20 anos. Ele tinha tudo para dar certo. Teve um nascimento extraordinário, foi o resultado de um milagre, pois sua mãe era estéril e já no ventre foi consagrado ao Senhor. (Jz 13.5) Ele era um nazireu.

Seus pais tinham um bom relacionamento entre si e também com Deus. Sansão cresceu num lar onde Deus era adorado. Antes de nascer Deus revelou o propósito d’Ele para a sua vida. Sansão cresceu sabendo para quê nasceu. 

Em Juízes 13.25 a Bíblia diz que o Espírito do Senhor passou a incitá-lo. Mas a sua vida nos ensina que nem sempre um bom começo é a garantia de um final feliz. "A arte de começar é formidável, porém mais formidável é arte de terminar." Henry
Salomão escreveu: “Melhor é o fim das coisas que o seu princípio.” Sansão começou bem, mas infelizmente terminou mal. Ele foi um príncipe que se transformou em escravo.

Algumas lições que podemos tirar com Sansão:

I) Ele foi um homem de Deus que escolheu andar sozinho

Sansão desejou ter uma caminhada solitária. Em nenhum momento o vemos acompanhado de amigos. Nem mesmo seus pais aparecem próximos a ele.

Quando Elias estava prostrado no deserto e foi restaurado pelo Senhor,  a primeira providência que Deus tomou foi preparar alguém para caminhar com ele.  Na ausência de outros, até mesmo o melhor que temos nos leva a loucura.
Paulo em sua jornada missionária não aceitou caminhar sozinho. Jesus sempre disse  que deveríamos ir de dois em dois. O ministério é uma ocupação perigosa para o líder solitário.

A Palavra de Deus diz: “Não é bom que o homem esteja só...”  “Uma corda de três cordões é dificil de arrebentar...”

Sansão não tinha um amigo mentor com o qual pudesse se aconselhar. Moisés tinha Jetro. Todos nós precisamos de pessoas com o perfil de Jetro e com o perfil de Natã – pessoas que nos confrontem que não alimentem a nossa vaidade com bajulações hipócritas. 

Em Tiago 5.6 está escrito: “Confessai...” Leia Mt 18.23, Lc 12.48.
Se Sansão tivesse um Jetro ou um Natã, se Tivesse um Misael, Ananias e Azarias como Daniel, certamente sua história não terminaria como terminou. 

4 qualidades de quem presta contas
- Se deixa conhecer
- É vivaz – aberto para aprender
- É disponível – aceita ser perguntado  e responde com humildade as perguntas difíceis sobre seus atos
- É honesto – é fiel a verdade 

Prestação protege a integridade e o caráter. Aceite ser perguntando, questionado.

O que pode fazer com que um líder fique isolado?

- Perca da humildade

Tome cuidado com o complexo de onipotência, com o complexo de Faraó,  não perca a simplicidade. Quando perdemos a simplicidade nos isolamos. Os arrogantes, soberbos, tornam-se não sociáveis, insuportáveis. 

Aquele homem que foi levado por quatro amigos até Jesus nos deixa uma lição: Em alguns lugares só chegaremos se tivermos amigos.  

Líderes que escolhem caminhar só, tornam-se presas fáceis do diabo. Como é fácil cair no colo de Dalila, quando se caminha solitariamente.


II) Sansão perdeu a capacidade de aprender

Ele era arrogante, soberbo e perdeu a capacidade de aprender, de ser ensinado. Sempre peço ao Senhor um coração ensinável. 

Sansão não aprendeu com os erros dos outros, nem com os seus próprios erros. Uma pessoa incapaz de aprender está longe de Deus e de seus liderados.

Não há um momento na história de Sansão que diz que ele buscou orientação de Deus. Sansão não melhorava, só piorava. Quem não se assenta para aprender, não tem autoridade para levantar a fim de ensinar. 

“Quem acha que está tão maduro ao ponto de não se assentar mais para ouvir a fim de aprender, o seu próximo estágio é apodrecer.” Ray Kroc idealizador do Mc Donalds

Ref: I Tm 4.15, 16.

III) Sansão não enfrentou as fraquezas do seu caráter

Reputação é aquilo que as pessoas pensam que somos. Acontece que todo quadro a distância é perfeito.  Caráter é o que Deus sabe que somos.  É a essência, o substrato do nosso ser.  

Deus disse coisas excelentes a respeito de Jó para satanás. Será que Ele poderia dizer o mesmo ao seu respeito?

Sansão não tinha domínio da sua sensualidade. Ele foi a gaza e se prostituiu, depois, buscou uma filistéia. Ele tinha queda por mulheres proibidas.

O lugar mais perigoso para um pastor com problemas conjugais é o gabinete pastoral que pode tornar-se um prostíbulo.  Com Deus não termina em pizza – o adultério endemoniza o casamento. 

Deus não matou Davi, porque o arrependimento dele foi mais escandaloso que seu pecado. 

Sansão brincou com o pecado, nele sobrou talento, mas faltou caráter. Ele era impulsivo. Um líder impulsivo é um perigo para si mesmo e para os outros. 

IV) Sansão flertou com o pecado

 O excesso de autoconfiança pode levar um líder a flertar com o pecado. Quem diz que a sua carne tem controle? Vigiai e orai, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca. 

Se recuse a sorrir com aquilo que faz Deus chorar. Na minha casa não entra novelas, entretenimento podre, nem músicas que não engrandeçam o nome do Senhor. 

Hoje, o Senhor nos faz a mesma pergunta que fez a Adão: “Onde você está em relação aonde eu te coloquei?” 

Eva perdeu tudo porque parou no lugar errado e ouviu quem nunca deveria ter ouvido. Temos que começar uma operação resgate para trazer homens e mulheres de Deus para o lugar de onde nunca deveriam ter saído.

Pr. Josué Gonçalves
Edição: Renata G. Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário