terça-feira, 21 de maio de 2013

O que fiz por Jó, posso fazer por você!

“E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.”  Jó 42.10

“E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.”  Jó 42.12

A história de Jó tem levantado milhares de pessoas e tem sido instrumento para pastores, psicólogos, pais, colegas, pessoas que tem sofrido dores na vida.

Todos os dias alguém está sofrendo do nosso lado. Quando trabalhava no banco antes de aposentar a sala onde trabalhava era um verdadeiro gabinete pastoral.

Muitas vezes eu tinha que parar meu trabalho (eu trabalhava num banco), porque sabiam que eu era pastor, e dar um atendimento pastoral.

Não poucas as vezes vizinhos tocaram a campainha da minha casa pedindo socorro.  Isso acontece porque o mundo está em aflição. Já aconteceram fatos nesse mundo que as pessoas disseram: “satanás está solto!” imagine nos dias de Hitler onde as pessoas eram dilaceradas, trucidadas, levadas ao campo de concentração para morrer. 


A história de Jó serve para levantarmos, animarmos,  porque Jó não sabia o que estava acontecendo.

Hoje ao lermos a história de Jó sabemos o que acontecia, mas ele não sabia. Muitas vezes não sabemos o que está acontecendo no mundo espiritual e nos perguntamos o por quê das mazelas sofridas. O que acontece hoje na nossa vida iremos entender somente amanhã.  Não adianta querer explicações para tudo. 


Viva cada dia, cada momento que Deus deu a você, porque não sabemos o amanhã, o amanhã pertence a Deus. Precisamos ser acima da média,  pode ser que aconteça na nossa vida muitas coisas maravilhosas, mas pode ser que não aconteça.


Algo inesperado aconteceu com Jó, muitas vezes algo inesperado pode acontecer na nossa vida e nos perguntamos: “Meu Deus o que vou fazer?” de repente um noivado, um casamento que acabou, uma gravidez precoce, uma tragédia...” Num dia  Jó deitou rico e  no outro amanheceu pobre.

Você já teve a experiência de ter um carro roubado?  Algo inesperado é terrível.

- O diabo não gosta da sua felicidade


Um sujeito falou uma vez pra mim: “Pr. Jorge eu odeio o senhor!” Respondi: “Por quê nunca te fiz mal?” Ele respondeu: “Porque o senhor vive sorrindo, queria ver o senhor chorar, o senhor me ofende com a minha felicidade!”  O diabo é que não gosta da nossa felicidade, ele não quer nos ver bem.

Satanás quer nos ver no último estágio da vergonha humana.  Ele queria nos ver jogando álcool no corpo, bebendo veneno,  entregando os filhos à prostituição




A Bíblia diz que Paulo e Silas foram açoitados, humilhados, presos, jogados no cárcere e perto da meia noite ao invés de murmurarem, eles começaram a cantar louvores a Deus e de repente aconteceu um terremoto e as algemas deles caíram e as celas foram abertas, porque o louvor liberta, traz alegria.



Jó sabia em quem Ele cria a  fé dele não estava no homem, nos profetas, a fé dele estava no Senhor.  Precisamos colocar a nossa confiança em Jesus.


Talvez você decepcionou-se com algumas pessoas, porque você colocou a confiança nelas. Veja o Salmo 27.10: “Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.

- O Deus do impossível restaurou a sorte de Jó 


Na nossa vida tem o dia da vergonha. Todos temos o dia da vergonha, e se Deus der  a você a graça para aguentar o dia da vergonha de cabeça erguida, você estará preparado para o dia das vitórias.


Se você conseguir louvar a Deus como Jó fez, com o corpo cheio de feridas, com os dez filhos mortos,  com sua esposa o mandando blasfemar contra Deus. Se você conseguir passar pelo fogo, pelas águas, quase afogando, sem  entregar os pontos, sem abandonar Jesus, você e sua geração, pode ter certeza viverão dias de honra.

Já vivi  dias na minha vida que pareciam ter 200 horas, queria morrer, mas eu consegui vencer por causa de palavras de ânimo, incentivo, que entraram no meu coração e me fortaleceram.

Se você conseguir isso se cumprirá na sua vida o que está escrito no versículo 10: “E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.”  

Tudo o que o  homem fizer por você, mais cedo ou mais tarde ele o lembrará disso. Muitas vezes procuramos os favores dos homens e nos curvamos diante deles.

Ninguém pode dizer que ajudou Jó, por isso, ele disse: “Eu sei que o meu redentor vive.”  Pare de confiar no homem, de depender de homens, confie em Deus e dependa d’Ele.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário