terça-feira, 7 de maio de 2013

Quatro tipo de homens

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” 1 João 1.7


Existem quatro tipos de homens:

- Homem público

Este tipo de homem é o que todo homem vê. O homem público é conhecido por todos.  

- Homem privado

Este tipo de homem nem todos vêem. Ele tem particularidades que só conhece quem anda com ele diariamente. O detalhe é que as pessoas geralmente não são aquilo que vemos. Só Deus conhece cada um de nós.  


- Homem consciente


Este tipo de homem é o que planeja, ele  consciente de suas ações. 


- Homem inconsciente


Este tipo de homem ninguém vê, ninguém conhece, nem ele mesmo tem acesso. Paulo disse: “O que quero fazer isso não faço, e o que não quero fazer isso faço...”

No versículo que lemos, João inverte o processo histórico da mensagem evangelística começando na luz e terminando no sangue. João está pregando o processo de conversão. A mensagem evangelística começa no sangue e termina na luz e João inverteu porque pregava para a igreja.


No Brasil estamos crescendo como o oceano, mas com profundidade de uma piscina. Virou moda ser crente, mas o crente prega mais com as atitudes que com as palavras. Ele tem um perfume celestial que chega antes dele e quando ele vai embora o perfume permanece. 



Quando alguém vai gravar um programa de televisão, eles colocam muita luz no rosto e quanto mais jogam luz, mais aparecem os defeitos. Então aparece a maquiadora para tampar os defeitos.   A luz mostra todas as imperfeições.


Temos que andar na luz, não podemos perder a essência. O diabo tem matado a essência de muitos crentes. Ele não mata a existência, ele mata a essência. Muitos estão sobrevivendo nas igrejas, porque o diabo conseguiu matar a essência deles. 



Se andarmos na luz veremos que somos tão imperfeitos e necessitados de Deus como qualquer outra pessoa.  A luz mostra as nossas imperfeições, a luz mata as trevas.


Há pessoas que se acham melhores, superiores, quando a Bíblia diz que devemos olhar para o nosso irmão e considerá-lo maior.  Não somos maiores que ninguém. O púlpito apresenta o homem com um herói, mas o mesmo, deve se humilhar perante o Senhor no aposento da oração. 


João inspirado pelo Espírito Santo prega para a igreja e ensina que temos que fazer a inversão da mensagem evangelística, começando na luz e terminando no sangue.


Muitos crentes estão precisando de quebrantamento, de serem mais simples. Chegamos ao coração de Deus através do quebrantamento. A igreja no Brasil precisa se quebrantar, estender a mão uns para os outros. 


João disse: “Importa que eu diminua e que ele cresça!” O homem por si só é vaidade. Precisamos uns dos outros.

Precisamos pensar e repensar o evangelho que pregamos. Se andarmos na luz como Ele está a luz nos mostrará como somos realmente e assim poderemos ter uma comunhão perfeita com o nosso irmão.

Precisamos uns dos outros e nós precisamos de Jesus. #Comunhãoperfeita

Quando a luz nos quebranta ela nos humilha e nos habilita para passar pelo portal do sangue de Jesus. “E o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado!” Onde não podemos ir só Deus pode atingir, só Ele pode nos limpar, nos transformar. 

João começou na luz e terminou no sangue, ele falava de uma conversão com a certeza que a luz brilhou na nossa vida.  "Se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo seu filho, nos purifica de todo o pecado!"

Ap. Ezequiel Teixeira
Edição: Renata G. Santana

2 comentários:

  1. Graça e paz Renata! Maravilhosa palavra, uma paz que nos move a cada dia a sermos ainda mais fiéis a Deus pai! Pois ainda que possamos ser infiéis ele continua sendo fiel. Edificante, avivadora e restauradora! É o verdadeiro evangelho para nossas vidas! Obrigado Deus!

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus Carlos é verdade, Deus sempre é fiel!

    ResponderExcluir