quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ame a causa!


A palavra Páscoa, significa passagem. Foi uma celebração por uma libertação. Durante 400 anos o povo de Deus foi subjugado como escravo. Escravo não pode sonhar, planejar, não tem vontade própria. E durante este período, a nação de Israel esteve no Egito trabalhando para os egípcios e não tendo nada para si. 

Os anos se passaram e entra em cena um jovem chamado Davi e um gigante chamado Golias. Israel e os Filisteus estavam em guerra e a Bíblia narra que durante 40 dias e 40 noites o exército de Israel estava sendo humilhado. 

Naquele tempo cada lado escolhia um representante para lutar contra seu opositor – era um código de guerra. Os filisteus apresentaram um campeão de quase 3 metros e Saul ficou muito envergonhado, porque não se achava em Israel um homem do mesmo porte físico de Golias.
Os filisteus faziam muitas festas antecipando uma vitória que para eles já era certa  e esse gigante pela tarde chegava diante do exército de Israel e perguntava se havia um homem em Israel que pudesse enfrentá-lo. 

Saul ficou tão preocupado, que ofereceu sua própria filha para quem pudesse enfrentá-lo, mas ainda assim, ninguém apareceu.

Até que surgiu Davi, justamente no momento que Golias insultava o exército. Então ele disse: “Eu enfrentarei esse homem...” Saul contestou  a valentia de Davi. “Você é um jovem e ele um campeão...” Muitas vezes Deus não pode contar com o melhor, Ele conta com o disponível.

Qualquer pessoa que fosse enfrentar Golias, até mesmo uma mulher, Deus estaria do lado daquela pessoa. 

“O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.  Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.  Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.  Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.  Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;  E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.  Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.  Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.”
1 Samuel 17:41-51

Como se perde uma guerra?

- Golias não amava a causa

Se você não tiver amor pela profissão que escolheu poderá perder a guerra. No dia que você se apresentou para ser um homem que representa a nação (falando aos oficiais) você tem obrigação de amar o que faz. O gigante não tinha amor, ele estava ali porque fora contratado pelos filisteus. Golias lutava uma luta meramente pessoal. Se você não amar o que faz, você não prosperará.

Quem ama se doa, se entrega. Prefiro ter 100 valentes, do que 1.000  pessoas oscilantes, descompromissadas. É preciso ter firmeza! Há pessoas que são completamente desinteressadas.

- Golias menosprezou pela aparência

Quando Golias viu Davi, ele o menosprezou.  Nunca menospreze as pessoas pela aparência, nunca julgue pelo que você vê.  Não julgue pela aparência, porque você pode perder a guerra.

Talvez você tenha sido humilhado, e até ter ouvido que não é ninguém, mas se Deus disse que você é alguém, tudo muda. 

- Golias se desarmou

Golias tirou o escudo, a armadura e se desarmou. Nunca brinque com drogas, com bebida alcoólica.  Quantos homens e mulheres começaram suas carreiras com um futuro maravilhoso pela frente e brincaram com o pecado, perdendo  até mesmo suas famílias?

O gigante estava sem espada, sem capacete, sem armadura e quando assustou levou uma pedrada na testa e desmaiou  – ele estava desarmado. O grande milagre foi o gigante ter caído para frente, porque quem leva uma pedrada, ou um impacto frontalmente cai para trás. 
Mas o gigante caiu pra frente e Davi cortou sua cabeça, porque Deus sabia que aquela vitória seria a vitória de todo o Israel e que Davi mesmo sendo um jovem era um guerreiro. 

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário