terça-feira, 14 de maio de 2013

Obedecer é melhor que sacrificar


“E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.”  Gênesis 13:2

“E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas. E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos. E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra. E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.”  Gênesis 13:5-13

Podemos aprender neste texto algumas lições com Abraão.

- A obediência


Obedecer para nós cristãos deve ser mais que uma opção.  Ou  você obedece a Deus ou surgirão problemas na sua vida.


-  Escolhermos com quem iremos andar



Abrão levou Ló e ele só deu problema pra ele. Não ande com pessoas que não têm a mesma visão que você. Não precisamos  maltratar as pessoas, mas podemos decidir andar com quem  está no mesmo objetivo que o nosso. Quando uma pessoa não está na nossa visão, ela está fora e o nome disso é divisão, escolha com que você irá andar. 


- Não seja ganancioso


Era natural que Ló abrisse mão das campinas, Abrão era o tio dele, havia estendido a mão para ele, mas Ló foi ganancioso.

Haverão momentos que Deus permitirá que vejamos com quem estamos andando. Foi preciso os pastores brigarem entre si, para que Abrão percebesse que seu sobrinho era um sanguessuga.

Tem hora que temos que perder para mostrar as pessoas que somos diferentes, para mostrar a nossa confiança em Deus.

Não podemos ganhar sempre, uma amizade muitas vezes vale mais que o dinheiro. Ló arrancou o ‘couro’ de Abrão.



- O mesmo Deus que deu uma vez, é o mesmo que dará quatro, cinco vezes


O homem que confia em Deus é mais forte do que os outros, ele supera as pessoas que querem passá-lo para trás. O homem que confia em Deus torna-se um gigante. 

Abrão demonstrou que não estava apegado as coisas. Quando ele chegou no Egito, não tinha nada, mas Deus o prosperou ali  e de repente ele se viu obrigado a percorrer o deserto com seu gado e família, mas o Senhor o abençoou. Estar no deserto com Deus é diferente de estar nas campinas sem Ele.

- Se você quer conquistar o nome de Deus como Abrão conquistou, siga o que Ele escreveu sobre a sua vida

No livro de Deus não estava escrito: “Faça justiça com as próprias  mãos, mas estava escrito: “Eu tomo a tua causa e vou vingar à minha maneira.” Obedecer é melhor que sacrificar. Obedeça!

Ló escolheu as campinas, mas ele ficou com seu gado perto de onde ficavam os bandidos que tomaram tudo dele.

Ele saiu como diz o ditado: “Com uma mão na frente e outra atrás.” E Abrão foi para o deserto com a bênção de Deus. Nós precisamos da bênção do Senhor. 

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário