terça-feira, 28 de maio de 2013

O homem que mandava no céu

“E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.” 1 Reis 18:46

“E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?“ 1 Reis 19:1-9

O grande destaque do ministério de Elias foi quando ele mandou parar de chover e depois disse para chover novamente. Elias mandou parar de chover e parou, porque quando temos a unção de Deus, falamos e Deus assina em baixo.

No capítulo 18 tá todo mundo dizendo: “Só o Senhor é Deus...!” Mas no capítulo 19, Elias estava sozinho, pedindo a morte. No capítulo 18, Elias é ‘o cara’. No 19, Jezabel é ‘a cara’.

Não há uma pessoa que não tenha o capítulo 19 na sua vida. Quem sabe você está vivendo o capítulo 19? Você anda, anda, anda e termina no fundo do poço, não quer mais viver.

A ideia é: homem de sucesso é aquele que atinge o topo da montanha e comemora. Mas o homem de sucesso não é aquele que comemora o que já conseguiu, ele quer mais do que conseguiu.
Elias estava no buraco, mas  ele não ficou no buraco. É importante entendermos que no sucesso também há crise.  O que leva para o buraco não é o pecado, mas o serviço.

Quantos líderes passam momentos de crise terríveis na família? Recebem notícias catastróficas: incompreensão, inveja, crise financeira, traição... mas saiba que você não ficará no buraco. Buraco não é lugar de profeta. 

É Elias mesmo que está no deserto, debaixo de um zimbro, pedindo a morte? Elias passava por crise existencial, dor na alma, desejo de suicídio,  e ele era profeta, mandava descer fogo do céu e descia... 

Essa mensagem é pra você que acredita está tudo perdido e recebe a acusação de ser uma pessoa de Deus e estar passando situações difíceis – Você não ficará no buraco.

- Nunca tenha medo dos recados do diabo

Elias passou por esta situação por causa do recado de uma mulher – esteja sensível a voz do Espírito Santo. 

Às vezes ficamos muito presos nos ‘recados’ – é muito  recado no meio da igreja, cuidado com os recados. 

Acredite no que Deus fala a você, nas promessas d’Ele para a sua vida, contidas em Sua Palavra.

- Tenha cuidado quando mexer com o poder temporal, a tua missão é divina

Quando Jezabel mandou o recado, Elias tinha que dizer: “Quem é esta mulher? Eu mando parar de chover e para...” A última palavra vem do céu, não do homem.  Dinheiro é poder temporal, posição é poder temporal. Temos uma missão espiritual e às vezes o poder temporal pode nos levar para o buraco.

- Jamais permita que nenhuma paixão na sua vida seja maior que a paixão ministerial

A paixão de Elias era morrer. Quando o profeta perde o amor ao que está fazendo, a coisa fica feia. 

- Elias chegou no mais profundo da crise porque estava sozinho

No vs 3 vemos que ele deixou ali seu moço. Na caverna ele estava sozinho, debaixo do zimbro, ele estava sozinho. Não se isole, não fique sozinho.  Elias achava que só ele havia ficado, mas ele não estava sozinho, ainda haviam mais 7.000 que não haviam se dobrado. 
O que nos une é muito maior do que o que nos separa. 

Mais adiante Deus manda Elias comer, porque o ministério dele não havia acabado. O Senhor perguntou a Elias: “Que fazes aqui?” Deus entrou na caverna com ele, para tirá-lo dali!
Antes de ouvir os recados que satanás manda, ouça a voz de Deus!

Pr. Jabes Alencar
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário