domingo, 19 de junho de 2011

As provações servem para nos melhorar

Ref: Jó 42.1-5
“Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora meus olhos te viram.” Jó 42.5.

Nunca fazemos uma prova na vida para ser caçada, por exemplo, a sua promoção. Tão pouco fez um vestibular na vida para regredir. Nunca passamos do 3º ano para o 2º. Nunca somos premiados porque fomos reprovados.

Todas as vezes que formos provados é porque existe uma promoção. Somos privilegiados por conhecer a Palavra de Deus. Muitas pessoas diante das provas desanimam e se enveredam por caminhos errados. Geralmente nesses momentos muitos entram pelo caminho das drogas, da bebida, etc. 
Quando Deus ficou em silêncio com o Israel, é porque estava entristecido com a nação. Ao libertar Israel do Egito, Deus fez milagres sobrenaturais no meio deles, mas não adiantou porque o coração deles era endurecido.

Muitas vezes não vemos os milagres na nossa vida e não enxergamos os livramentos de Deus. Isso acontece porque muitos de nós conhecemos a Deus apenas de ouvir falar, então o Senhor permite que passemos por algumas situações para que tenhamos experiências com Ele.

As provações são para que tenhamos experiências com Deus.  As provas nos melhoram e Deus as permite não porque tenha prazer no nosso sofrimento, mas para que amadureçamos.
Jó passou por provas. Ele não era um bêbado, um devasso, um prostituto. Ele era honesto. Deus elogiava a Jó.  Mas Satanás atribuiu a honestidade de Jó ao seu sucesso, e o Senhor permitiu que o diabo o tocasse. Jó deitou rico, e amanheceu pobre.
Ele não sabia por que estava sofrendo. Depois que lemos o livro de Jó, blasfemamos muito menos. A história desse homem nos traz vergonha.

Os filhos de Jó foram mortos num desmoronamento. 10 filhos mortos. Quantas vezes murmuramos por coisas tão insignificantes. Iramos-nos por pouca coisa, reivindicamos do Senhor tanta bobeira. É o cabelo que não ficou bom, o risco no carro, o vizinho que não cumprimentou... Meu Deus nos ajude não murmurar!
Após perder os filhos, as riquezas, satanás tocou na pele de Jó; desde o alto da cabeça a planta dos pés. O homem que fora o mais rico do Oriente vai para a praça e começa a colocar cinza nas suas feridas.
A esposa de Jó sofreu muito e desesperada vendo seu marido sofrer e também participando daquela angustia, daquela pressão, diz a Jó que só faltava ele perder a Deus e disse a Ele que amaldiçoasse ao Senhor e morresse, mas Jó responde: “Você fala como uma louca...” Nesta hora satanás perdeu pra Jó. O diabo tem que perder pra nós.  Jesus venceu e nós venceremos também.

Jó foi fiel a Deus e viu sua sorte ser mudada. “O Senhor pois virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.” Jó 42.10.
Deus está  acima de qualquer conhecimento, Ele está acima de todos nós. Jó reconheceu isso.  Se você está passando por provações, aflições, Deus sabe e não te desamparará. Louve ao Senhor mesmo diante das dificuldades, você verá o livramento do Senhor e sua sorte mudará.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani

Nenhum comentário:

Postar um comentário