quinta-feira, 23 de junho de 2011

Seminário Negócios à Luz da Bíblia


Prof Menegatti

 Aconteceu na Igreja Batista Getsêmani, nos dias 17 e 18 de junho o Seminário Negócios à Luz da Bíblia, produzido pelo Ministério de Empresários. O Palestrante foi o renomado Professor Menegatti, um dos maiores conferencistas no desenvolvimento do potencial humano.  

Dentre seus clientes encontram-se: Correios, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Unimed, Sadia, Itaú, dentre outras importantes empresas. Abaixo segue um resumo da palestra ministrada nesses dois dias, acompanhe.



Sabedoria é algo vertical, porque a buscamos em Deus. Salomão pediu sabedoria e o Senhor deu a ele sabedoria, riquezas, honra...
Já o conhecimento é horizontal e o obtemos numa faculdade, num curso, num seminário, na igreja, etc. Entretanto, existem pessoas que detém o conhecimento, mas não possuem graça, são difíceis de lidar. Segundo estatísticas, 80% das pessoas fracassam nos seus empregos por não serem pessoas fáceis de conviver e apenas 20% delas assumem essa fraqueza e procuram a solução.
- Num ambiente de trabalho precisamos estar condicionados às mudanças 

Quando não criamos resistências às mudanças e nos adaptamos a elas, as coisas se tornam mais fáceis. Se não acompanharmos a velocidade com que as coisas mudam, ficaremos pra trás no mercado. Devemos andar na mesma velocidade das mudanças. O mundo exige cada vez mais informação, conhecimento, tecnologia, conhecimento.

Em 2020, estudos confirmam que teremos computadores com a capacidade do cérebro humano. Em 2030, muitas profissões que existem hoje, não mais existirão. O mundo está em constante movimento. Use a internet em seu favor. Se o mundo muda, as pessoas precisam mudar e muitas ainda não mudaram.  A Kodak foi lenta na obtenção de novas tecnologias, sua estrutura organizacional era ultrapassada para não dizer fossilizada e eles insistiram na revelação de fotos, quando as pessoas adequaram-se rapidamente às fotos digitais. Quantas fotos você armazena no seu celular? Quantas fotos revelou no mês passado? Precisamos acompanhar as mudanças.
Outro dado interessante é que 95% das decisões que tomamos, são exatamente iguais. Reflita, peça orientação ao Senhor e mude.
A comunicação empresarial

Diante de um mundo em constante mudança, as empresas já não possuem tanto poder sobre as escolhas do cliente. Daí a necessidade de uma comunicação mais fluente e do estímulo a idéias geniais. Inove!

A Embraer; 3ª maior fabricante de aviões no mundo irá economizar mais de 30 milhões de dólares, por ouvir e colocar em prática as idéias de seus funcionários.  Ninguém conhece mais do trabalho do que aquele que faz o trabalho. Você sabia que são necessárias 60 idéias para que uma seja implementada?
As Redes Sociais

Existem empresas que não permitem a utilização das Redes Sociais no ambiente de trabalho. Os bancos são um exemplo dessa política. Entretanto cada vez mais empresas utilizam as Redes Sociais para se aproximar dos seus clientes e facilitar suas vidas.
A Land Rover lançou um novo modelo de caminhonete pelo Facebook. Mais de 800.000 pessoas viram o lançamento. A Ford lançou o novo Fiesta pelo Facebook, outras empresas contratam pelo Linked, pelo twitter.
Competitividade versus colaboração

É melhor ser colaborativo do que ser competitivo.  Pressupõe-se que numa competição há um vencedor e um perdedor. A colaboração deve ser difundida nas empresas. O sucesso do coletivo é maior do que o individual.
A diversidade dentro das empresas

As pessoas estão vivendo mais e os jovens precisam aprender a trabalhar com essas pessoas. Podemos ver a Geração Y – pessoas de 18 a 30 anos que cresceram conectadas às Redes Sociais, nessa geração as coisas sempre são pra ‘ontem’.  30% dos cargos de direção nas empresas são de pessoas da Geração y.
A Geração x – composta por pessoas que têm mais de 60 anos. Geralmente são pessoas centradas, altamente equilibradas e estão voltando para o mercado.
Hoje em dia a idade não é medida cronologicamente, mas pelo grau de lucidez. Um exemplo vivo é o arquiteto Oscar Niemayer. Aos 103 anos ele está trabalhando.
“Chame pessoas ‘vivas’ para trabalhar na sua empresa. Está cheio de pessoas ‘mortas’ dentro das organizações.”
Os conflitos dentro das empresas

As empresas mudam, as pessoas mudam e numa organização há uma diversidade enorme de bagagens, culturas, conhecimento, que geram conflitos. Embora a palavra conflito remeta a algo ruim, o desafio é enxergar o conflito pelo lado positivo.
Toda troca de informação produz “energia positiva”. Se numa empresa todos concordarem em tudo, algo não está bem.  Contudo existem conflitos que passam da esfera da normalidade e a maioria deles inicia-se por uma pequena causa.  Quando isso acontece o que fazer?
1º) Identifique a causa

‘Por quê’ e ‘Qual’ são perguntas elementares. Numa discussão o outro sempre será o culpado.
2º) Escolha o local e a hora para discutir as divergências

O melhor lugar para discutir uma desavença não é no trabalho, nem a melhor hora é quando todos estão nervosos.
3º) Adote uma comunicação clara

A falta de comunicação é uma questão de vida ou morte. Como se explana determinada situação, recebe-se um impacto positivo ou negativo. Lembrando que a comunicação eficaz vem acompanhada de um bom ouvinte.  “Seja tardio no falar e apto no ouvir.”
Conselhos práticos

- Concentre-se na informação recebida
- Procure compreender a mensagem, use toda sua razão. A apresentadora Oprah Winfrey usa algo essencial nas suas entrevistas: a compreensão.
Deixe uma pessoa terminar sua fala para começar a falar. Dessa forma o dialogo será produtivo.

 - Respeite as pessoas
- Saiba perdoar

Como construir relacionamentos duradouros?

Se você quer se dar bem, relacione-se com pessoas. “É melhor serem dois do que um”.
Se alguém está isolado dentro da empresa, procure colocar essa pessoa no grupo.

O primeiro passo para a construção de relacionamentos duradouros é o comprometimento. 
Você precisa estar comprometido para fazer o sistema funcionar e o segundo passo é saber perdoar as pessoas.  Lembre-se: (70x7).
Há duas formas de lidar com os conflitos:

1ª) Com ressentimento
Em todo relacionamento há marcas, decepção, porque somos imperfeitos. Há pessoas que acreditam que em seus relacionamentos haverá sempre flores, o que não é verdade. Quem sofre com a situação de conflito é quem guarda o ressentimento. A mágoa seca os ossos.

2ª) Sem ressentimento

Quando liberamos o perdão os maiores beneficiados somos nós.

O princípio do Reconhecimento


“O princípio mais profundo da natureza humana é o desejo de ser apreciado.” William James.
Você valoriza os acertos dos que estão próximos a você? Quando você  elogia, valoriza o nível de competência? Sabe estimular através do reconhecimento e do elogio? Eles são milagres de motivação.
Valorize o seu profissional, a sua família. As palavras “Parabéns, fantástico, excelente, entusiasmo, perfeito, sucesso, vitorioso, motivador, ousadia”, são ferramentas para o estímulo.
A palavra (MAS)
A palavra MAS pode ter conotação positiva ou negativa. O que se fala depois do MAS é que ficará marcado na cabeça do ouvinte.
Liderança

Liderar é influenciar. Influencie pela sua boa postura. Influencie sua equipe a conquistar objetivos, metas, não inspire as pessoas pelo carro que você tem, ou pela roupa que você usa. O líder inspira pelo que ele é e pelo que ele faz. Se o ‘jogo’ está difícil, não pare, vá em frente. Você é o jogador mais influente do seu time, como está sendo a sua postura diante dos conflitos?

Você foi escolhido por Deus para ser um vencedor, na medida e no tempo certo, o Senhor irá derramar suas bênçãos sobre sua vida. 

Desenvolver  pessoas é torná-las seres humanos de valor.


Professor Menegatti  no Seminário Negócios à Luz da Bíblia
http://www.menegatti.srv.br/
Edição: Renata G. Santana

Comunicação Getsêmani
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