terça-feira, 14 de junho de 2011

Lições da Tempestade

Mateus 14.22-25
Este texto que acabamos de ler fala de uma das tempestades que os discípulos de Jesus enfrentaram. Essa narra o episodio quando Jesus andou por cima do mar.
Na vida do crente temos por habito chamar as adversidades da vida de tempestades. Quantas vezes você conversa com um irmão e ele diz que passa por uma tempestade, uma adversidade, um momento ruim?
Deus deseja nos ensinar como comportar diante das adversidades
1ª lição: quando estou debaixo da tempestade preciso de ter a convicção que estou debaixo da vontade de Deus. Vs 22
Quando temos essa convicção de que estamos obedecendo a vontade de Deus, temos segurança que o Senhor está conosco.
Os discípulos esqueceram-se que Jesus havia dado uma ordem. Está atravessando uma luta na sua vida? Tenha a convicção que você está debaixo duma ordem de Jesus.  Se você passa por uma adversidade e está debaixo da bênção, se está em obediência ao Senhor, irá chegar lá e não naufragará.

2ª Lição: Precisamos entender que na vida existem momentos em que é necessário estarmos sozinhos.  Vs 23
Jesus não foi com os discípulos, ele foi para o monte orar porque ele precisava orar, falar com  o pai. Existem momentos na vida em que parece que todos somem, e nos vemos completamente sozinhos, são nestes momentos que precisamos vivenciar um tempo com Deus.  
3ª lição: quando estamos no meio da tempestade, não dá mais para voltar atrás. Vs24
Muitas vezes na nossa vida quando vem o problema, a luta, seja na saúde, nas finanças, sentimos a vontade de voltar atrás, mas ao olhar para esse texto, podemos aprender que a mesma distancia para chegar ao porto seguro, é a mesma distância para chegar a estaca zero e as ondas são grandes, os perigos são imensos para se voltar atrás.  Deus quer que cheguemos ao final.
Se você está exaustado, fadigado, não desista, não volte atrás. “O meu justo viverá da fé e se ele recuar a minha alma não tem prazer nele.”

Hebreus 12.1.
Não desista, porque o melhor de Deus ainda está por vir.
4ª lição: parece ser o fim, mas não se entregue, não desista
Não é o fim, porque quando parecia ser o fim, Jesus veio andando por sobre as águas. Talvez alguém disse pra você que é o fim, o ponto final, mas Jesus diz a você que ainda não acabou, não é o fim, Deus tem mais para a sua vida. O que parecia ser o fim não é o fim, mas o começo de um novo tempo na sua vida.
5ª lição: quando estamos com Jesus mesmo na tempestade somos encorajados a realizar coisas novas.
Quando temos Jesus na nossa vida, somos encorajados a prosseguir mesmo diante das tribulações e adversidades, porque mesmo na luta temos a expectativa de coisas novas.
“Disse-lhe ele: vem. Pedro descendo do barco, e andado sobre as águas foi ao encontro de Jesus.” Vs 29

Diante da maior tempestade da sua vida, Pedro ousou andar por sobre as águas. Só anda sobre as águas quem sai do barco, quem faz coisas diferentes, quem ousa e quer viver outro nível, um nível diferenciado de experiência e de fé.

Mesmo diante da crise, do problema, da adversidade, você pode ter experiências melhores e maiores com Deus.

Faça a diferença na sua geração, não fique dentro do barco. Ande com Jesus por sobre as águas.
6ª lição: quando estamos na tempestade da vida é possível recomeçar mesmo se estivermos colhendo frutos de um erro
Se reconhecermos o nosso erro e colocarmos os nossos olhos em Jesus chegaremos no nosso alvo. Quando Pedro tirou os olhos de Jesus ele afundou, mas num instante ele gritou: Jesus socorre-me e Jesus estendeu as suas mãos a ele. Pedro volta a caminhar de novo com Jesus pela segunda vez,  porque Deus é amor.  O Senhor é o Deus da segunda chance.

7ª lição: com Jesus sempre chegaremos ao final
O Senhor não deseja que paremos no meio do caminho, Ele quer que cheguemos no final. Os discípulos chegaram no final, porque eles estavam com Jesus. Vs 36.
Pr. Odilton
Assembléia de Deus Vitória em Cristo na Penha –RJ

Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani

Nenhum comentário:

Postar um comentário