domingo, 12 de junho de 2011

Quando a canção produz bênção e quando produz maldição

Ref: I Samuel 18.1-8.
A música tem o poder de produzir em nós coisas positivas e negativas. O Pr. Lucio Tancredi, disse que antes de se converter, quando cantava nas boates músicas alegres, as pessoas quase não consumiam bebidas, mas ao cantar músicas tristes, as pessoas bebiam muito.
A música funciona com um arado. Existem casas que não têm música, não há louvores a Deus . Quando Jesus foi ser crucificado, ele cantou um hino. Mateus 26.30, em Atos 16, Paulo e Silas louvaram quando estavam presos.
São várias as ocasiões em que a música exerce papel benéfico ou negativo. A Palavra de Deus diz que o rei Saul vivia um momento de muita alegria com Davi. I Sm 18.5. Todos gostavam de Davi, ele era uma pessoa excelente, sem maldade e sem malicia. Mas um dia, quando Saul e Davi voltavam da guerra,  as mulheres, cantaram uma canção que perturbou Saul. “Saul feriu milhares, porém Davi seus dez milhares.” Aquelas mulheres se organizaram para exaltar Davi.

Mulheres; desenvolvam sua capacidade para o bem e não para o mal. Aquela atitude trouxe constrangimento a Saul e problemas a Davi.
Esse tipo de situação pode acontecer na igreja, nas famílias, quantas mães são imprudentes e enaltecem seus filhos e desmerecem o marido, causando invejas, ciúmes? As comparações são terríveis e muito perigosas.  Satanás entrou naquela situação por causa daquela canção. Ele despertou em Saul um sentimento de ira contra Davi, porque o coração dele era inclinado para o mal. Vs 8
“Daquele dia em diante, Saul não via Davi com bons olhos.”Vs 9
A raiva é algo que vem de dentro. Quando você se sente menosprezado, trocado, satanás usa a raiva, a ira, a mágoa. A mágoa caracteriza-se pelo sentimento ruim que desceu para o coração. 

“Daquele dia em diante, Saul trazia Davi sob suspeita” Vs 9. Esse tipo de situação pode acontecer dentro da igreja, quando pessoas escutam palavras tão felinas que têm o poder de destruir amizades.
No verso 10, vemos Saul sendo tomado por um espírito maligno, profetizando contra Davi e o seu ódio chegou a tal ponto, que ele intentou contra a vida de Davi.
As palavras que não forem para edificação, devem entrar e sair. Prefira ser traído, a ser um traidor.  Saul parou de honrar Davi, e passou a ter ódio e medo de que Davi se insurgisse contra ele.
Quando um líder passa a ter medo de seus auxiliares, instaura-se um grande problema.
O que você fala na hora certa, funcionará como um Dinamus para o bem. “A palavra certa na hora certa é como maçã numa salva de prata.”
Deus escolheu Davi pra substituir Saul. Deus escolheu Eliseu para substituir Elias, Escolheu Josué pra substituir Moisés. Deus escolheu pessoas melhores que nós para nos substituir.

O filho de Davi, Absalão era o escolhido para assumir o trono, mas ele quis conquistar o trono antes da hora e se insurgiu contra o seu pai. O fim dele foi a morte. Reconheça no seu líder a autoridade. Seja um bom auxiliar, os melhores líderes foram servos um dia.
Barnabé é lembrado como mentor de Paulo. Paulo ensinou a Timóteo. Elias foi mentor de Eliseu. Jetro foi mentor de Moisés e Moisés de Josué. Eli foi mentor de Samuel, Noemi foi mentora de Rute e Jesus foi mentor dos apóstolos. O que havia sobre Jesus? A unção do Pai. Qualquer apóstolo que se levantasse contra ele, seria abatido.
Muitas pessoas deixam o status subir a cabeça, perdem a humildade e esquecem-se de honrar e respeitar seus líderes, o resultado é que não vão pra frente, não prosperam, porque a unção e o cajado foi dado ao líder.  
Por causa daquela canção, Satanás entrou no coração de Saul  de tal forma, que Deus não pode permitir que Davi e Saul vivessem no mesmo lugar.  Saul recebeu aquela canção de forma terrível, Davi não.  Não permita que palavras venham destruir seu relacionamento com o Senhor e impedi-lo de ser abençoado por Deus.  Você pode ser mais capaz que seu líder, mas a unção está sobre ele, por isso honre-o, respeite-o. Respeite a unção!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana
Mensagem ministrada no culto pastoral (12-06)

Nenhum comentário:

Postar um comentário