domingo, 19 de agosto de 2012

A vida de José

“E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã.
Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.

Gênesis 37:1-2

Aqui começa a história de um homem chamado José, um homem muito querido. Satanás tentou bloquear o caminho dele desde que ele tinha 17 anos. Nesse período de lutas, idas e vindas, ele sempre esteve firmado nas promessas de Deus. Ele foi um rapaz trabalhador, um exemplo a ser seguido.

- José não era conivente com o erro

Esse rapaz verdadeiramente amava a Deus.  A Bíblia conta que ele relatava ao pai as coisas erradas que seus irmãos faziam . Não podemos ser coniventes com o erro.
Não é vergonha você contar as coisas erradas que outra pessoa possa estar fazendo. Não carregue nos seus ombros um fardo que você não precisa carregar.

- José era honesto

“Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.” Gênesis 37:4  José foi odiado porque seu pai o amava mais que aos irmãos. Temos culpa se alguém gosta mais de nós?

Jacó amava mais a José, porque ele era honesto.  O amor muitas vezes desperta ódio.

- José contou seu sonho

Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais”
Gênesis 37:5
Não conte seus sonhos para qualquer um, porque ao invés dessa pessoa se alegrar com você, ela poderá odiá-lo por isso.

- Os irmãos de José passaram a ter inveja dele

“Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.” 
Gênesis 37:11
- A ação maligna contra a vida de José era progressiva

“E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem.

E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor!
Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.” 
Gênesis 37:18-20

A inveja já não era mais abstrata, e os irmãos de José passaram a conspirar contra ele. Muitas vezes isso pode acontecer conosco.  Observe que os irmãos de José que não eram inimigos, tornaram-se, porque ele estava crescendo como pessoa.

Precisamos ter estrutura para crescer. Se não estivermos preparados para crescer e receber críticas e zombarias, nunca cresceremos, teremos apenas grandes sonhos, porque ficaremos olhando para o que as pessoas estão falando ou pensando de nós. O seu sucesso incomoda todo mundo, a sua derrota não!
A Bíblia diz que muitas vezes os nossos inimigos são os de casa – Os irmãos de José  quiseram matá-lo.

- Jogaram José  no buraco

“Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai.

Gênesis 37:22

Jogaram José no buraco, por causa de um sonho. Cuidado para não jogar alguém no ‘buraco’ por causa dos sonhos dela.

- Tentaram tirar a autoridade de José

“E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia.Gênesis 37:23
A túnica representa autoridade. Muitas vezes temos direitos que as pessoas tiram de nós.  Diante da atitude de seus irmãos José não esmoreceu, não blasfemou e  permaneceu firme no Senhor.

- Deus era com José

José passou a crescer no meio dos ímpios. 
“E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.
E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.
Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão, José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.
E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.

Gênesis 39:1-5

A sua presença do ambiente abençoa a todos.  Quando  Deus está conosco podem se levantar muitos contra nós que não seremos abalados.

- O diabo tentou afligir José na área sexual

“Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?”
Gênesis 39:9

José não era ingrato – ele era agradecido.  Ele não traiu Potifar, por causa do Senhor. Deus não apoia traição, não apoia aquele que segue homens, mas protege aquele que não se corrompe por causa de Deus. José não aceitou pecar contra o Senhor.

- José foi acusado falsamente

Chamou aos homens de sua casa, e falou-lhes, dizendo: Vede, meu marido trouxe-nos um homem hebreu para escarnecer de nós; veio a mim para deitar-se comigo, e eu gritei com grande voz;Gênesis 39:14
Existem acusações que não podemos provar. Somos chamados de desonestos, acusados na nossa moral – acusaram José e ele foi jogado na cadeia. Mas onde José chegava, a bênção também chegava. “O SENHOR, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.” 
Gênesis 39:21

- A honra de Deus para José

Você está passando por um período de vergonha aguente mais um pouco. José foi honrado pelo próprio Deus diante dos seus perseguidores. Veja o que aconteceu com José.

“Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.
Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.
E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pós na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.
E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito.
E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito. 
Gênesis 41:40-44
“E José era da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito.”
Gênesis 41:46

José aguardou trezes anos para vislumbrar a bênção de Deus em sua vida! Por quê você pensa que a derrota é eminente e definitiva? Seja uma pessoa firme e convicta de que as promessas de Deus não falharão na sua vida!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

2 comentários:

  1. Treze anos eu não aguardei, mas aguardei por dez anos a bênção de ter um filho que hoje faz um mês. Glória a Deus!!!

    ResponderExcluir