terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aprendendo com Bartimeu

Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
Marcos 10:46

Você já deve ter ouvido muitas vezes a respeito deste texto. No ministério terreno de Jesus, por onde ele passava, milagres extraordinários aconteciam.

O texto acima narra a história de um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. Por conta da sua cegueira ele usava uma capa que servia para duas coisas.

Iª) Para mostrar a sua deficiência
A história diz que quem usava a capa trazia na sua vida uma deficiência.

IIª) Para mostrar a dependência dos outros
Quem usava a capa dizia a sociedade que dependia da ajuda das pessoas.

A Bíblia não relata quanto tempo Bartimeu ficou ali mendigando, mas talvez, para ele todos os dias que passava ali eram dias normais. Ele não sabia que exatamente naquele dia aconteceria um milagre em sua vida. A Palavra de Deus diz que de repente Jesus chegou em Jericó!

Jericó era o lugar mais improvável que Jesus deveria ir, mas ele foi.  No momento mais improvável creia que seu milagre chegará!

A física diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Pode estar certo que quando Deus chegar no local onde está localizado o seu problema alguma coisa sairá.

Quando Deus entrar na sua casa – a gritaria, a zombaria, o atrevimento, irão sair. Quando Deus entrar no seu casamento – o mal que está perturbando o seu relacionamento sairá.

Algumas lições que podemos aprender com Bartimeu:
. Ative o que funciona

"E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim." Marcos 10:47

Bartimeu era cego mas não fez da sua cegueira o ponto final da sua vida. Mesmo cego ele conseguia ouvir.

Existem muitas pessoas que só focam suas vidas naquilo que elas não têm. A mesma capacidade que Bartimeu tinha para não ver ele tinha para ouvir. 
O nosso milagre começa a partir daquilo que já temos. 

. Na mesma hora em que ele ouviu ele começou a falar

Existem um segredo nessa atitude. Bartimeu  deixou de pedir para clamar. As pessoas querem o milagre, mas não querem deixar nada.  O que você está disposto a deixar pelo seu milagre? Não existe milagre de mão beijada. Todo milagre passa pela estrada do sacrifício. Todo milagre é fruto de uma entrega. O que você deixar não é maior do que o que receberá!


. Bartimeu gritava

Você já viu alguém gritar para pedir esmolas? O texto diz que ele gritava: “Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
Quem quer milagre não pode se preocupar  com a sua reputação. Bartimeu não queria saber o que as pessoas iriam achar, ele queria o milagre.
Toda vez que você precisar de um milagre, não tenha medo de se expor. Observamos que na maioria dos milagres na Bíblia as pessoas precisaram se expor.

O problema das pessoas é que elas querem milagres, mas querem ficar escondidas. Para nos salvar Jesus  teve que se expor.

E o texto diz que quanto mais ele gritava, mas as pessoas mandavam ele se calar, mas ele não se calava, porque quem mandava que ele parasse não iria curá-lo.

Não se cale porque as pessoas querem que você se cale. Clame com todas as forças Aquele que tem poder para operar o seu milagre.

Já que ele era cego, porque não disse: “Por favor me leve até Ele?” Não seria mais fácil? Mas ao invés de pedir para alguém para leva-lo até Jesus, o texto diz que ele gritava.

Perguntei ao Espírito Santo porque Bartimeu gritou ao invés de pedir ajudar para ir até Jesus e o Espírito Santo me respondeu: “ Se Bartimeu estivesse em Samaria, em Nazaré, ele não gritaria, ele gritou porque pensou: ‘Essa cidade um dia já caiu por causa de um grito e deu certo, se deu certo, vou gritar também!”  Clame ao Senhor com todas as suas forças e essa muralha irá cair em nome de Jesus!

Pr. Eliel Lima
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário