domingo, 5 de agosto de 2012

As Provações


“Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais.
E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.
Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus.
E guarda os mandamentos do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres.” Deuteronômio 8.1-6.

Muitas vezes não entendemos o motivo da prova que estamos passando, da situação que estamos vivendo. Quantas pessoas estão fazendo tudo da maneira correta e estão sofrendo?  O povo de Deus estava vivendo humilhado e o  Senhor não tinha prazer no sofrimento de Israel. 

Se você está vivendo uma situação difícil, louve a Deus! O povo andava há 40 anos no deserto, aparentemente abandonados por Deus em muitas situações, mas tudo estava debaixo do controle d’Ele.

Deus queria um povo que o obedecesse. Uma pessoa que não obedece ao Senhor é insana, é como se ela construísse sua casa sobre a areia – diante de uma tempestade a casa dessa pessoa vai abaixo.

Todos estamos sujeitos as lutas: Perseguições no emprego, crise conjugal, crise com filhos, amigos, parentes – sem esperarmos as adversidades podem aparecer, por isso, nossa vida precisa estar pautada no Senhor!

Todas as lições da minha vida, tudo que passei, na hora que vivia o problema não entendia, mas depois as experiências adquiridas tornaram-se úteis para mim.

Há promessas de Deus para a nossa vida!

“Para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais.” Vs 1

Não desanime diante da adversidade – essa luta passará e servirá para você de experiência. 

Lembre-se do acontecido e tire lições disso!

“E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto.” Vs 2.

Não podemos esquecer das provas que aconteceram na nossa vida. O que passamos serve para lembrarmos da misericórdia do Senhor e que o bem presente pode ter custado sofrimento nosso ou de outrem.  Seja grato pelo que você tem – muitas vezes vivemos  uma vida de qualidade que custou a privação de outra pessoa. 

Deus pode nos provar – Onde está o seu coração?

“Para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração” Vs 3.

Não somos nada, a Bíblia diz que o homem é como um vapor de neblina. Deus muitas vezes nos prova para saber onde está o nosso coração. Diante das provas qual é a sua atitude? Os que estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos seus átrios, porque as suas raízes estão firmes na Rocha. 

Se você está sofrendo humilhação, desprezo fique calmo, confie no Senhor, porque Ele te livrará! O importante na hora da provação é não blasfemarmos e nos mantermos firmes n’Ele. Deus é fiel!

“Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé...” Vs 4.

Quantas vezes você passou por dificuldades e a boa mão do Senhor esteve sobre a sua vida? No deserto, na sequidão, Deus proveu para você o sustento – Lembre-se disso!

Deus disciplina e nos ama!

“Como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus.” Vs 5. 

Se um pai quer bem ao seu filho, quanto mais Deus. Não blasfeme, não desespere, confie no Senhor!

Guarda os mandamentos do Senhor!

“E guarda os mandamentos do SENHOR teu Deus...” Vs 6.

Vale a pena servir ao Senhor, guarde o que está escrito na Palavra de Deus no seu coração. O Senhor conhece a prova que estamos passando e satanás não pode tocar nas nossas vidas – para que ele toque em nós, Jesus tem que autorizar. 

Por isso no meio da provação, da luta, louve ao Senhor, sacie sua ‘sede’, sua ‘fome’ na Fonte de Águas Vivas, no Pão da Vida!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário