quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Casamento e Dinheiro

É sabido que seis em cada dez brasileiros estão endividados. Muitos casais têm dificuldade com a contenção de gastos e planejamento financeiro. Crédito é cada vez mais fácil e as ofertas são tentadoras. Outro problema é a dificuldade que a maioria tem em falar e expor sua vida financeira.

Um cônjuge não quer ser controlado. Outro é econômico ao extremo. Ainda outro é esbanjador. Rusgas por causa de dinheiro podem acabar com o romantismo, produzindo um rotina infernal. Há quem varra os contratempos para debaixo do tapete do casamento. Faz de conta que a adversidade financeira se resolverá com o tempo. Tremendo engano!

Queira ou não, dinheiro permeia todos os projetos em conjunto e também pessoais, tanto da carreira ou da vida. Mesmo que pareça delicado e difícil, um dos cônjuges vai ter que dar o primeiro passo e colocar a vida financeira na mesa.

Depois dessa iniciativa, o casal deve abrir o jogo, ser transparente e honesto, e fazer um orçamento para gastar somente o que pode e viver dentro da sua realidade salarial. Ou você aprende lidar com dinheiro ou as dívidas irão destruir pouco a pouco a saúde familiar, impedirão o desenvolvimento do amor e criarão um ambiente fértil para brigas e até para o divórcio.

Uma simples pergunta pode ser a melhor estratégia para começar. Você está feliz? Quem dá essa dica é o consultor financeiro Gustavo Cerbasi, autor do livro "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos". Ele acaba de lançar um novo título "Os Segredos de Casais Inteligentes". Para o escritor, a reposta traz uma reflexão sobre as escolhas e planos para o futuro, que são fundamentais para um relacionamento duradouro e saudável.

A partir das repostas, o casal consegue administrar com sabedoria o estilo de vida e perceber se está tomando o rumo certo ou se simplesmente está corredeira abaixo rumo ao afogamento. Caso não aconteça um basta e o casal passe a remar em conjunto para salvar o casamento da queda eminente, os sonhos ficarão para trás. Os desejos e planos, que tinham quando se conheceram, se tornarão cada vez mais distantes.

Que tal começar com pequenas atitudes para sanar a vida financeira e a família? Crie uma meta, mesmo pequena, para que cada membro da família aprenda a poupar. 


Poupar apenas um real por dia em uma família de apenas duas pessoas, faz com que o casal tenha R$  720,00, fora juros, no fim de um ano. Já dá para uma viagem de celebração a dois. Essa decisão trará cumplicidade e disciplina; ajudará a ajustar os planos e objetivos no casamento. Além disso, o casal se respeita muito mais quando vê esforço e renúncia nas atitudes do outro.

Um pequeno gesto de boa vontade pode fazer milagres no casamento. Se você estiver disposto a fazer sua parte, pode ter certeza que seu cônjuge também fará a que lhe cabe. Ninguém realiza grandes sonhos com sacrifícios pequenos.

"Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuíe que a dívida fosse paga" (Mateus 18.25).


Pr. Silmar Coelho
O Pr. Silmar Coelho é casado com Janice Coelho e é pai de Tiago, Filipe, Lucas e Cristine. Doutor em liderança pela Universidade Oral Roberts, Tulsa/ USA. Escreveu vários Best-Sellers. É escritor premiado, músico, compositor e pastor há mais de 39 anos.

www.silmarcoelho.com.br
Twitter: @silmarcoelho
Facebook: pastorsilmar

"Todos passamos por crises, e não há como fugir dessas dificuldades. São crises financeiras, conjugais, familiares, existenciais, profissionais, e várias outras que muitas pessoas, sem preparo, ficam perdidas na busca de soluções. Porém, com as crises de pode crescer e tirar proveito delas. Este livro mostra como sair das crises e você verá como viver feliz e de uma forma estimulante!"

Adquira este e outros produtos do Pr. Silmar Coelho na loja Asas
www.lojasasas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário