segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Adultério Financeiro

Nas palavras de Gustavo Cerbasi, muitos casais omitem um do outro pequenos gastos que não foram combinados. Os casos mais comuns de "esquecimento" apontam a escolhas compulsivas e equivocadas. Muita gente esconde excessos e contas "imprevistas", faltando com a verdade.

Mentir para quem juramos confiança é uma atitude de quase traição. Não adianta alegar que o objetivo é preservar o outro ou evitar brigas. Mesmo que omitir pequenos gastos seja visto como uma mentira branca, isso pode se tornar um vício e adoecer o casamento a longo prazo, levando a relação a sofrer de enfermidade terminal.

À principio, você omite que entrou no cheque especial ou não pagou integralmente o cartão de crédito. Porém com o tempo vai acabar se acostumando às dívidas e perder o controle, caindo num poço sem fundo. Surge o medo de tocar no assunto e levar uma bronca. A pequena infidelidade se transforma pouco a pouco em um monstro aterrador que vai engolir a felicidade e destruir o diálogo e a confiança do casamento. Coisas que sem as quais nenhum casamento sobrevive.

Então, você começa a usar desculpas e artimanhas para evitar o assunto, o que só vai agravar o problema. Quando o outro descobre, e vai descobrir que você está pagando altos juros e puxando a família para um atoleiro sem saída, a discussão produzirá dor e mágoa. Sem uma relação saudável e madura, pode ter certeza, a descoberta pode causar um crise sem volta na relação de vocês.

Como resultado, vocês serão obrigados a cancelar as férias. Alguém vai ter que trabalhar mais e cortar gastos para cobrir o rombo. Pergunto: Você acha justo gastar como quer e o outro assumir o ônus pelos  seus erros? A correta atitude é não permitir que os problemas se acumulem. O que nos leva ao endividamento não são as grandes despesas mensais, como aluguel, comida, e prestação do carro. A maioria fica endividada por causa dos pequenos excessos que comete diariamente. Quando se dá conta o abismo se tornou incontrolável.

Se vocês discutem frequentemente por causa de dinheiro e não conseguem sair do vermelho, está na hora de arranjar um tempinho e conversar abertamente, sem segredos, sobre as dificuldades. Toda família tem que participar desse processo, colocar limites e pagar o preço. Ou você paga o preço para viver sem dívidas ou pagará um preço ainda mais alto para viver com elas.

 "Aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando."
Tiago 4.17


Pr. Silmar Coelho
O Pr. Silmar Coelho é casado com Janice Coelho e é pai de Tiago, Filipe, Lucas e Cristine. Doutor em liderança pela Universidade Oral Roberts, Tulsa/ USA. Escreveu vários Best-Sellers. É escritor premiado, músico, compositor e pastor há mais de 39 anos.

www.silmarcoelho.com.br
Twitter: @silmarcoelho
Facebook: pastorsilmar

CD: "Mentalidade de Gafanhoto"
Algumas pessoas vivem certo estilo de vida por tanto tempo, que ficam aprisionadas a ele, mesmo depois de libertos. Não conseguem pensar nem agir diferente. Ficam encarceradas na rotina. Não acreditam mais em si mesmas. Esta palavra vibrante e atual, lhe ensinará dez atitudes fundamentais para alcançar o sucesso.
Adquira este e outros produtos na Loja Asas:
www.lojaasas.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário