domingo, 12 de agosto de 2012

Há um milagre no seu nome!

E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.” 2 Reis 3.11
“Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o SENHOR chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas. E disse Eliseu: Vive o SENHOR dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria.”
2 Reis 3:13-14

A Bíblia diz que depois da morte de Acabe, rei de Israel, seu filho Jorão assumiu o trono e nos primeiros dias de seu governo teve que enfrentar uma guerra. Messa, o rei de Moabe se voltou contra Israel.

"Ora, Messa, rei de Moabe, tinha muitos rebanhos e pagava como tributo ao rei de Israel cem mil cordeiros e a lã de cem mil carneiros. Mas, depois que Acabe morreu, o rei de Moabe rebelou-se contra o rei de Israel."  2 Reis 3:4-5

Diante dessa adversidade,  Jorão tomou algumas atitudes que foram chaves para o seu milagre.

Iº)   
Jorão teve a ideia de pedir ajuda

Existem guerras que você terá que reconhecer que precisa de ajuda. Existem pessoas que preferem perder algo que pedir ajuda. Existem casamentos lindos de 10, 20 anos que foram desfeitos porque o casal não quis pedir ajuda.

Existem jovens presos, encarcerados, porque quando iniciaram nas drogas, não quiseram pedir ajuda.

"E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos."
 
2 Reis 3:7

IIº)   Jorão pediu ajuda a pessoa certa 

Como você estando em guerra, pedirá ajuda a qualquer pessoa? A Bíblia diz que Jorão procurou Josafá. Na hora da guerra não procure pessoas que tem o grau de fé inferior ao seu ou a pessoa tem uma fé igual a sua ou tem uma fé superior, porque ela vai crer no que você crê, ela dará a você ânimo, coragem!
Se você procurar alguém que não te dá ânimo, que não te encoraja a prosseguir em fé, fatalmente perecerá.
Josafá conhecia o poder do louvor, da adoração. Ele era um crente de fogo.  Existem pessoas que se não tivermos cuidado, podem nos tirar do caminho do milagre.

Que Deus faça uma reforma nos seus relacionamentos e retire do seu caminho as pessoas que duvidam de Deus, das coisas que o Senhor ministra ao seu coração.

Toda guerra traz a sua surpresa

Josafá foi com Jorão para a guerra e no meio do caminho o inesperado aconteceu.  A água que eles levavam se acabou. A água dos soldados, dos camelos se acabou.

Mas podemos observar a importância de se ter alguém certo do nosso lado na hora da guerra.
Diante do episódio, Jorão se desesperou, mas Josafá no vs 11 diz: “Não há aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.”
Enquanto um estava desesperado na hora da adversidade, o outro estava procurando Deus.
Na hora da adversidade se cerque de pessoas que tenham equilíbrio emocional, espiritual. Deus abrirá uma porta na guerra.

Um anônimo tinha informação do milagre

Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.”

Cuidado para você não desprezar os anônimos, porque estes podem ter a informação que você precisa. Cuidado para não olhar alguém de cima pra baixo, essa pessoa pode ter a chave do milagre que mudará a sua vida pra sempre.

Não defina uma  situação por aquilo que você está vendo,  pode haver um milagre por trás dessa situação. 
A nuvem pode ser pequena, mas a chuva que está dentro dela é grande.

Ha um milagre no seu nome

Eliseu pergunta a Jorão: “Que tenho eu contigo?” Eliseu não respeitava Jorão, mas respeitava Josafá. Eliseu só atendeu Jorão, porque Josafá estava com ele. Deus pode abrir uma porta na sua empresa, porque há um milagre no seu nome. Pode abençoar sua família, porque você é temente a Ele.  Deus entrou na guerra de Jorão porque Josafá estava nela.
Existem coisas que para acontecerem nas nossas vidas precisamos ter aliança com Deus. Se não tivermos comunhão com o Senhor as coisas não vão andar!

Pr. Eliel Lima
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário