domingo, 12 de agosto de 2012

Não abra mão da presença de Deus

“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Gênesis 3.1-24.


Aqui está o motivo de tantos espinhos na vida, de tantos sofrimentos para a humanidade. Para voltarmos ao paraíso, Jesus teve que morrer na cruz para nos salvar e isso por causa da desobediência. 

As olimpíadas estão nos mostrando como as pessoas reagem diante de uma tempestade, como reagem em equipe, como reagem quando cantam vitória antes do tempo e lhe sobrevém a derrota. 

A olimpíada traz incentivo para mudança da politica de um país, para a melhora na alimentação, mostra o que uma religião faz... e isso é perceptível no quadro de medalhas de cada nação. 

Olhando para as competições que estão acontecendo podemos parar e fazer uma análise. Assista as olimpíadas tirando lições para a sua vida das reações dos atletas diante das vitórias e das derrotas. 

A vida é uma olímpiada, uma competição que começou quando milhões de espermatozóides foram lançados em direção ao óvulo. 

Deus planejou para Adão e Eva a coisa mais linda, mais maravilhosa, mas eles foram reprovados em algo elementar – a obediência. 

Adão abriu mão da proteção divina: 

Deus falou que o protegeria, que estaria ao seu lado em todo tempo, mas ele preferiu não ter a proteção do Senhor. 


Muitas pessoas assim como Adão estão abrindo mão da proteção Divina. Há pessoas que preferem a proteção de uma ferradura de cavalo, de um pé de coelho do que terem a proteção de Deus. O Senhor é a nossa proteção, o nosso porto seguro. 

O apostolo Paulo disse: Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3.13-14.

Adão abriu mão do suprimento divino:


Não podemos abrir mão do suprimento divino. O Senhor é o nosso pastor! Muitos me perguntam se podem dizimar dinheiro de jogo. A Bíblia diz que não podemos trazer dinheiro sujo ao altar. Se Deus aceitasse dinheiro escuso Ele não seria Deus. 

Deus havia colocado tudo que Adão e Eva precisavam no Jardim do Éden. Eles tinham à disposição todos os frutos, a única coisa que eles não podiam fazer era colocar a mão na árvore. 


Tome muito cuidado – não coloque as mãos naquilo que Deus não o autorizou tocar, do contrário você perderá até o que Ele te deu. 

Adão abriu mão da subsistência de Deus e perdeu tudo. Em algumas coisas o ser humano é insaciável. (Dinheiro, fama e sexo). Não troco a proteção divina pela fama, a Bíblia nos dá lições de pessoas que trocaram e se deram mal. 

Deus viu quando Adão abriu mão da Sua presença. A presença do Senhor não era mais o importante para Adão. A pergunta de Deus para Adão foi: “Porventura lhe faltou alguma coisa?” “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará!” Sl 23.1.

Adão abriu da proteção divina, da subsistência divina, Ele abriu mão de obedecer a Deus. Podemos abrir mão de muitas coisas, só não podemos abrir mão de Jesus. 

Jesus nas nossas vidas é mais importante que tudo – que pais, filhos, cônjuges.
Não abra mão da presença de Jesus!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário