domingo, 27 de janeiro de 2013

A insatisfação que muda!

"E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu. Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente. E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel. Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir. E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso? E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras. E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo." 1 Samuel 17:23-31
Existem pessoas que são sempre insatisfeitas, nada está bem pra elas, as mesmas vivem uma insatisfação constante.

Há também a insatisfação momentânea, é aquela que nos incomoda momentaneamente, e tem haver com o nosso cotidiano.  De repente uma chateação com uma fila de banco, com o salário atrasado, com o time de futebol.

Mas existe a insatisfação benéfica, essa insatisfação muda a nossa vida e temos que tê-la  na nossa vida, a fim de que almejemos mudanças.

Marthin Luther King disse: “Tenho um sonho de ver meus filhos julgados pelo que são não pela cor da pele!” Esse homem tinha um sonho, um desejo, ele queria mudar o que acontecia nos EUA – a segregação racial. Marthin Luther King tinha uma insatisfação no seu coração.

Você tem desejo de mudança na sua vida? A insatisfação é o primeiro passo para a mudança! A insatisfação é benéfica quando provoca mudanças nas nossas vidas e ela é a principal motivadora do nosso progresso.

Davi
Davi tinha no seu coração um desejo de mudança, ele tinha ambição. A ambição é diferente de ganancia. O ganancioso quer conquistar, custe o custar. Já a ambição é uma mola propulsora para a vitória.  Davi viu naquela situação de enfrentar Golias, uma grande oportunidade para a sua vida.
O homem coxo a porta do templo Formosa
“E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.” Atos 3:1-5

Dentro do templo estava o milagre, a transformação, aquele homem estava à porta, mas ele não entrou. Muitas vezes estamos à porta, aceitando misérias, migalhas, aceitamos humilhação e a nossa vida só decresce – ficamos como coxos, parados. Vivemos a mesma vida e não fazemos esforço para mudar.

Temos que estar insatisfeitos com a mesmice – não fique na porta, entre, lute, batalhe!  Não fique esperando que as pessoas olhem pra você!
Melhore espiritualmente, pare de ficar ano após ano  a mesma pessoa. Não fique mendigando, porque Deus tem coisas novas pra nós. Entre para o templo!
“Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.” João 5:2-5

Aquele homem estava há 38 anos naquela situação. Não podemos ficar parados ano após ano nos mesmos problemas.   Jesus faz o milagre, mas existem situações  que nós temos que ir atrás.

Jesus não abrirá porta de emprego se ficarmos parados em casa, Ele não abençoará nossas finanças se não formos fieis nos dízimos e ofertas, não abençoará o casamento, se não houver busca para concerto, por ajuda.

Lance as redes

“E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.  E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.”  Lucas 5:2-4

Não guarde suas redes, não desista, não se conforme com a situação – vá a luta!  Tente novamente. Há pessoas que diante das frustrações guardam as redes. Não desista!

­­­­­Exemplo de pessoas inconformadas

Jabez
: “E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.
Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” 1 Crônicas 4:9-10

A mulher Hemorrágica: Aquela mulher enfrentou a multidão, os discípulos, tudo, em busca da cura e ela tocou nas vestes de Jesus! Quando ela tocou nas vestes de Jesus foi transformada!

O cego de Jericó:  Aquele homem gritava: “Jesus filho de Davi, tem compaixão de mim!” E quanto mais ele era interpelado por clamar por Jesus mais ele gritava, porque estava insatisfeito  e aquela insatisfação mudou a sua vida, a história dele foi transformada! Mc 10.46

Deus abrirá portas e coisas extraordinárias acontecerão nas nossas vidas, não se acomode, almeje mudanças, almeje ser melhor filho, marido, pai. Dê o primeiro passo. 

O satisfeito é parado no tempo, o insatisfeito quer coisas novas, outros alvos. Precisamos ser insatisfeitos com o que estamos vivendo e almejar o melhor – não podemos nos acomodar porque o Senhor tem novidade de vida pra nós!

Pr. Daniel Fialho
Edição: Renata G. Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário