domingo, 13 de janeiro de 2013

Família edificada sobre a Rocha

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
Mateus 7.24-27.


Todas as famílias estão sujeitas a tempestades, a problemas. Muitos estão vivendo períodos de ‘chuvas’ em suas vidas e temos que saber onde estamos construindo a nossa casa. Em quê estamos construindo a nossa fé.

Se construirmos a nossa casa sobre uma base que não é solida, quando vier a tempestade e o vento, a construção cairá.

Construir uma casa sobre a areia é construí-la em cima do que é material.  É muito difícil manter um casamento quando se há problemas financeiros. O homem não está preparado para ficar humilhado dentro de casa. O homem sem dinheiro dentro do lar é pior do que quando há uma enfermidade. A primeira coisa que satanás atacou na vida de Jó foi nas suas finanças.

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica...” Precisamos ouvir os ensinamentos de Jesus para não sermos levados pelos palpites dos outros. Deus sabe o que funciona para todos nós. Invista na sua família, faça cursos que favorecerão a bênção no seu lar. Não adianta só ouvirmos o que Deus diz, precisamos ouvir e praticar! 

A casa edificada sobre a Rocha não está isenta de tempestades, ela também será provada! Todas as famílias têm lutas. Os casamentos passam por lutas.  


A orientação de Deus para a família é muito clara: não olhar para trás “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de me seguir...” Apague o passado! Não traga à tona coisas que trouxeram dor e sofrimento. 

“Deixará o homem seu pai e sua mãe...” A Palavra de Deus é sábia – muitas pessoas se casam, mas ainda agem como se estivessem vivendo com os seus pais. Muitas vezes não é fácil, porque as pessoas são diferentes, mas o casal tem que se unir e andar no mesmo propósito, na mesma direção.

O casal tem que se ajudar, abrir mão, estabelecer princípios – geralmente o homem participa pouco na educação dos filhos. O homem precisa ter posicionamento dentro do lar!


Não é da noite para o dia que um casal será uma só carne – é com o passar do tempo! Casamento é uma fusão que acontece com o tempo e daqui a pouco os dois são um.  Não exija do seu cônjuge o que ele não pode te dar! 

Que Deus nos ajude a sermos sensatos para construir a nossa ‘casa’, a nossa família sobre a Rocha. 

Pr. Jorge Linhares

Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário