quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Deus está no controle


Deus está no controle, você pode perguntar: “No controle de quê?” Ele está no controle de TUDO. Estar no controle não é manipular em todo o tempo e antes que me apareçam os que acreditem em PREDESTINAÇÃO FATALISTA que dizem: “Deus determina tudo e nós não temos vontade!” Digo: Vocês estão errados!

Estar no controle não significa manipular o processo os 365 dias do ano. Estar no controle é ter o poder e a autoridade para intervir no processo do jeito que quer, na hora que quer e da maneira que quer. 


Deus está no controle, mas permite ao homem escrever a sua história! Você e eu tomamos decisões, fazemos escolhas, mas Deus pode intervir quando quiser, na hora que quiser do jeito que quiser. Afinal de contas o Deus que servimos está no controle.

Você pode questionar: “Me prove que Deus está no controle,  porque a coisa tá feita, tá complicada!”

Vamos lá, vejamos o caso de Jó – Deus fala a satanás: “você viu o meu servo Jó? Fiel, reto, temente, se desvia do mal!” Satanás retruca: “Desse jeito é fácil, ele tem tudo...” Jó 1.12.

Então Deus diz ao diabo que ele poderia tocar em tudo de Jó menos na vida dele. “E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida." Jó 2.6.  O versículo nos mostra que Deus está no controle, se não estivesse, satanás teria matado Jó.

- Deus está no controle – Deus mandou um anjo para prender satanás por mil anos

“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.” Apocalipse 20.1-2.

Não está escrito que o Senhor mobilizou um exército inteiro, arcanjos e querubins, mas apenas um anjo. Nosso Deus é infinitamente superior e está no controle. O diabo não pode tocar em você, porque você tem a marca de Cristo.

- Deus está no controle – Ele manda e os anjos obedecem

“Mandou, pois, o SENHOR a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens. E Deus mandou um anjo a Jerusalém para a destruir; e, destruindo-a ele, o SENHOR olhou, e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Ornã, o jebuseu.”  1 Cr 21.14-15.

Deus ordenou que um anjo destruísse Jerusalém – o ‘pau’ quebrado na moleira da turma. Deus viu o anjo detonando geral e disse: “Para!” e  o anjo permaneceu no mesmo lugar esperando a próxima ordem. (Ver vs 17). Os anjos também obedecem a Deus, o Senhor os controla e impõe limites.  

- A história está sujeita ao controle de Deus

Para Jesus vir a Terra e se entregar por nós, tinha que está no tempo e no controle de Deus! “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei.”  Gl  4.4.

Deus enviou seu filho na plenitude dos tempos, não foi antes, nem depois, mas na hora certa.  Ele tem o controle do mundo espiritual, do universo, da história. Ele nos permite escrever a nossa história e para que Ele esteja no controle da nossa vida, precisamos dar liberdade a Ele para agir!

Peterson Clay, mais conhecido como Pett é pastor na Igreja Batista Getsêmani (Missão Planalto), Jornalista e Designer Gráfico.  Atualmente coordena a Comunicação da Igreja Batista Getsêmani, BH/MG. É casado com Deni, pai de Millena e Melissa. 

Twitter: @petclay

Facebook: Pr. Pett

Nenhum comentário:

Postar um comentário