segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Energia Inteligência e integridade

Se até hoje você tem semeado coisas ruins, lamento: você passará um tempo colhendo coisas ruins. Se você não foi um estudante exemplar, provavelmente você não irá muito adiante.

Se em determinado momento você mudar o tipo de semente que você lança, daqui um tempo colherá coisas diferentes.  O que você tem semeado no seu corpo? O que você tem semeado nos seus relacionamentos?

Vida profissional é gastar tempo suficiente para saber onde dar a martelada e com que força! Como professor, sócio, patrão, às vezes dar uma martelada não resolve o problema, só piora, por isso precisamos saber como bater e com que força.

- A lei da oportunidade

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”
Mateus 7:24-27

As oportunidades vêm pra todos e a chuva pode ser uma oportunidade. Os problemas são a  forma mais comum de como as oportunidades se disfarçam. 

Vivemos um momento de enriquecimento e oportunidade no país. Estamos importando profissionais de fora por falta de qualificação no país. Precisamos nos qualificar para alcançarmos as vagas.

- A lei da sabedoria

“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela. Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz. É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm. “ Provérbios 3:13-18

Invista em conhecimento, onde conseguir conhecimento? Nos cursos, nas palestras, nos livros e ficando do lado de alguém que é melhor que você.  

A sabedoria tem alguns degraus, o primeiro é a sabedoria genérica, e o segundo está em Provérbios 22.29 que é o da habilidade “Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior.”  Você é diligente no que faz?

O terceiro está em Provérbios 27.23,24 “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos, Porque o tesouro não dura para sempre; e durará a coroa de geração em geração?”

Quando praticamos a sabedoria temos riquezas também para os nossos empregados. Se conhecermos o estado das nossas ‘ovelhas’ há abundância. 

Quem é a sua ovelha? Pode ser sua esposa, teus filhos, seus empregados! Dê liberdade para quem está próximo de você julgar se você tem sido excelente ou não. Não há nascimento sem dor – quando resolvemos parir o novo, entramos numa nova realidade.

- A lei da visão 

“Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo.” Provérbios 23:7

Ninguém melhora na vida sem uma visão, sem um sonho, sem um projeto, as pessoas que têm planos e os escrevem, são as pessoas que crescem mais profissionalmente do que as que não escrevem. Faça uma lista do que você quer.  Pai pobre é destino, filho pobre é burrice – corra atrás dos seus objetivos.
- A lei do foco

Foco envolve sacrifico, envolve abrir mão de algumas coisas.  Sacrifico meu dinheiro para ser um pai melhor, um marido melhor.

- A lei do planejamento

“Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza.” Provérbios 21:5

Quantos são aqueles que fazem um financiamento para enriquecer os bancos, que compram algo que não conseguirão pagar, etc?

Não se pula um abismo com dois pulinhos, tem que ter coragem, ousadia. Não adianta sermos meio pais, meio maridos, porque meio não é nada.

Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para dirigir. Eclesiastes 10:10

Se você não conquistou algo ainda, é porque é necessário afiar o machado – insista, tente novamente! Não conseguiu na primeira, na segunda, na terceira, bata novamente.

Trate seu patrão ou seu empregado, como ao próprio Jesus Cristo. Se você assim o fazer, Deus o honrará. Trate as pessoas bem como gostaria de ser tratado e você verá o mercado te premiar.

Algumas coisas sobre trabalho

Temos que falar do que entendemos, do que estudamos. Em todo o trabalho há proveito. No varrer chão há proveito, é terrível um faxineiro que não faz seu trabalho direito. Trate todos da melhor forma possível.  

Não trabalhe reclamando e tenha um dia de descanso para aumentar a sua produtividade.

 Integridade

“A multidão dos homens apregoa a sua própria bondade, porém o homem fidedigno quem o achará?” Provérbios 20:6

 Nunca vi alguém pedir emprego pra mim ou para minha sócia na Editora se identificando como um ladrão, um atoa. Todo mundo diz que é legal. Você é um homem fidedigno?  A credibilidade é a coisa mais importante na carreira e ela é construída ao longo do tempo com muito sacrifício. Seja homem, seja mulher para não colocar sua integridade à venda.

Para ter sucesso é necessário andar com pessoas que querem o sucesso. Evite aqueles que não querem nada com a vida – não se misture com eles. 

- A lei da filmagem

Não há nada oculto que não seja revelado. Não participe de nada que possa denigrir a sua imagem. Comporte-se sempre como se estivesse sendo observado. A vida nos filma o tempo todo e Deus também.

- As leis do relacionamento

. A lei do amor (Mt 22.36-40)

.  A lei da utilidade (Pv 27.18)

Jonh Kennedy disse: não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer pelo seu país.  Sirva!

Patrão você tem divido os seus lucros com seus funcionários?   Honre seus funcionários. Faça as pessoas melhorarem de vida. Como? Se você tem uma empresa, distribua lucro, honre as pessoas. E você empregado, pare de ter inveja do seu patrão, de pensar que ele está te explorando.

. A lei do aconselhamento (Pv 27.17)

Não refute as criticas! Tire proveito delas.

. Não cuspa no prato que você comeu – não seja ingrato, o mundo dá voltas. (Pv 17.13)
. Seja generoso, distribua seu pão com os outros, se você pode ajudar, ajude. Só não faça isso no seu trabalho, contrate pessoas que tenham energia, integridade.... (Pv 11.25)
. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, precisamos desfrutar do que o dinheiro pode proporcionar. (I Tm 6.8)

- A lei da semeadura

O grande evangelismo se faz com a vida, com as atitudes! Vamos implementar aqui a nossa contra cultura, vamos amar o próximo e tratá-los como gostaríamos de ser tratados. Jesus veio para os doentes, não para os sãos. 

Estar com Jesus exige compromisso, comportamento diferente. Seja o melhor que você pode ser, para honrar ao Senhor!

Dr. William Douglas
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário