terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Lance sua rede ao mar

"E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;  E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.  E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.  E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.  E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.  E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.” Lucas 5:1-6

Lucas 5 fala da pesca maravilhosa, mas existe uma curiosidade bíblica que muitos não atentam para ela. No dia desse milagre, o Senhor escolheu sete discípulos que tinham um perfil – eles eram pescadores. Jesus tinha  doze  homens que o serviam, destes doze, sete eram pescadores.

A Bíblia nos surpreende no capitulo 5, dizendo que Jesus estava rodeado por uma grande multidão e essa multidão não impediu  Jesus de fazer novos discípulos. Por quê?  Porque Jesus sabia  que a multidão passa e que os mesmos que gritariam Hosana, também gritariam crucifica.
Jesus estava à beira da praia e haviam dois barcos ancorados e a multidão estava ali, certamente eles pensavam que veriam peixes, mas os discípulos não pescaram nada.  Imagino que a multidão deve ter zombado deles. Mas o fracasso é transformado em vitória quando Jesus está presente.  Aqueles que estão rindo do fracasso, da miséria, da humilhação que lhe sobrevieram verão a glória do Senhor na sua vida!

O Senhor voltou-se para Simão e disse: “Escolhi seu barco!” Deus nos escolhe – Ele escolheu você!  Jesus entrou no barco com eles. Ninguém quer entrar onde há fracasso, mas Jesus é o maior especialista em transformar fracassos em vitórias.

Às vezes achamos que porque Jesus entrou no nosso barco, as coisas tem que acontecer do jeito que queremos,  mas não é do nosso jeito, é do jeito d’Ele.

Jesus assentou-se no barco para ensinar uma lição aos pescadores – “O que vocês não resolveram em pé a noite inteira, eu resolverei sentado!”  Não é a nossa correria que resolve as coisas.  Prefira Jesus sentando no seu barco, do que Pedro de pé.  Relaxe, Deus está no controle!

A direção para resolver o nosso problema é tirar o barco do raso é ir para o mar alto. Quer ver seu barco de pé? Vá para o fundo.

O ‘raso’ é muito perto da Terra e coisas grandes de Deus só acontecem quando nos distanciarmos da Terra. Tire seu projeto da Terra.

No raso só há peixes pequenos, é no fundo que pegamos grandes peixes. Vá para o fundo – aprofunde-se na presença do Senhor!

Os discípulos haviam tentado pescar a noite inteira, entretanto, Jesus ordenou que eles entrassem no barco e lançassem novamente a rede ao mar – naquele momento os discípulos tiveram que transformar o cansaço em motivação para alcançar a vitória. Quer vitória? Não largue o remo, volte a acreditar, volte a ter fé, volte ao primeiro amor.

Agora a multidão veria que Quem mandou que eles remassem, garantiria a vitória! Deus nos faz prosperar onde ninguém prospera, nos faz crescer onde ninguém cresce. Por causa da Palavra de Jesus eles lançaram as redes e onde eles sabiam que estava perdido, que não haviam peixes, foi o lugar que eles receberam a maior pescaria da vida deles.

Precisamos entender que o Deus que servimos controla os céus, a terra e o mar. Ele mandou que o corvo enviasse comida a Elias. Ordenou aos leões que não tocassem em Daniel. E disse ao grande peixe que engolisse Jonas e depois de três dias o vomitasse. Isso tudo para que entendêssemos que no mar da vida quem manda no peixe, no milagre, na cura, na salvação é Deus!

O peixe está diante do barco, agora só depende de você! Você trouxe sua rede? Então lance ao mar!

Pr. Junior Souza 
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário