domingo, 6 de janeiro de 2013

Reconstruindo o destruído


“As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: Ah! SENHOR Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos; Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.” Neemias 1.1-6.


Muitas vezes quando recebemos palavras negativas na vida, temos dois caminhos a seguir: ou nos consideramos vitimas e o diabo nos transforma em tapete. Ou nos agigantamos e provamos que somos capazes de reverter o quadro em nome de Jesus.

Hoje pode ser o dia da sua vergonha, mas se você se lembrar do que Deus falou com respeito a levantar-se e não prostrar-se diante das situações adversas, você alcançará vitória!

- Vença o comodismo

A primeira coisa que temos que vencer na vida é o comodismo. O mês de Janeiro é o principal mês na vida de um homem, um mês para fazermos avaliação do que precisa ser mudado. Temos 365 dias do ano para fazer uma visita a um asilo, ao hospital... 


Temos 365 dias, para arrumamos o guarda-roupa, fazermos uma vistoria no que está estragado na nossa casa, etc. Entretanto muitos chegam no fim do ano e continuam da mesma maneira, não mudam nada! Deus só fará coisas novas na nossa vida se tirarmos as velhas. 

- Avaliação a situação

Neemias observou a situação dos muros - ele viu que eles estavam caídos e reconheceu que precisava da misericórdia de Deus.
Muitos relacionamentos estão mal e as pessoas vivem como se não estivesse acontecendo nada, não tomam uma posição, não procuram ajuda do Senhor!


- Avalie o que sobrou

Neemias avaliou o que tinha sobrado dos muros. Veja o que dá para aproveitar do que você já investiu. Não é muito difícil casar, o duro é manter um casamento. Por isso, analise o que ainda resta e do pouco inicie a reconstrução.


- Se quebrante diante de Deus

Neemias reconheceu que estava triste e se humilhou diante do Senhor! Chore, jejue, clame a Deus pela sua misericórdia!

- Confesse os erros

“Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.” Neemias 1.6.

A confissão dos pecados, dos erros, faz parte da reconstrução, do milagre. Reconheça onde você caiu e peça perdão ao Senhor.


- Trabalhe


“E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado. E de noite saí pela porta do vale, e para o lado da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo. E passei à porta da fonte, e ao tanque do rei; e não havia lugar por onde pudesse passar o animal em que estava montado. Ainda, de noite subi pelo ribeiro e contemplei o muro; e, virando entrei pela porta do vale; assim voltei.”  Neemias 2.12-15
“O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o árabe, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém.” Neemias 2.19-20.
Trabalhe, que as suas mãos não sejam remissas. Se esforce para reconstruir o que está destruído na sua vida!

 Deus sempre levantará alguém para te levantar 

“ E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel.” Neemias 3.1.

Jó não sabia quando estava sofrendo que mais à frente Deus lhe honraria. Maria também não sabia que seria a mulher mais honrada em todo o mundo. Podemos estar cabisbaixos, humilhados, mas não sabemos que amanhã poderemos ser instrumento de libertação e de ajuda para quem tem nos confrontado.

- Uma história de derrota que tornou-se uma história de vitória em 52 dias

E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra. Neemias 6.15-16.

Deus é fiel, podemos até falhar com Ele, mas Ele não falha conosco! Neemias tornou-se o reconstrutor dos muros e tornou-se o homem que reedificou os muros de Jerusalém. Ele é um exemplo de perseverança. Um reconstrutor de muros caídos! Que sejamos reconstrutores de ‘muros’ caídos na nossa vida, na nossa família, no nosso trabalho, no local onde estamos. 

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário