terça-feira, 25 de junho de 2013

Bênção de Deus: perder ou ganhar?


“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,” Deuteronômio 30.19

Algumas coisas que nos fazem perder a bênção de Deus:

- Não valorizarmos a bênção
 
Teve um cara na Bíblia chamado Esaú (Hb 12.16), por causa de um manjar Esaú trocou o direito a primogenitura.  

 Tome cuidado pra você não trocar a bênção de Deus na sua vida por algo que não tem valor algum.

- A precipitação nos faz perder a bênção de Deus

Saul foi precipitado e perdeu a bênção por isso.  A pessoa que vem do mundo para a igreja, vem porque reconhece que precisa do Senhor. 

Só que os instintos continuam e quando os mesmos vêm pra igreja precisam entrar debaixo do que diz a Palavra de Deus quanto, por exemplo, ao sexo (Hb 13.4). 

Aquele que tinha uma vida sexual ativa terá que esperar o tempo de Deus para ter quando se casar.
A pessoa que está dentro da igreja e não está casada e quer continuar com a vida sexual ativa está em pecado!

Cuidado com a precipitação: Um homem de verdade, ampara, cuida e faz uma mulher ser feliz e a precipitação faz com que a mulher se deixe ser usada e depois ser jogada fora e vice-versa.  Homem, mulher não se precipite, não se entregue ao sexo antes do casamento. ­­

Você tem direito de ser feliz, espere a bênção de Deus! Não pense que você será abençoado vivendo em pecado. A precipitação em qualquer coisa nos faz perder a bênção.

- Soberba

A soberba é a anulação de Deus na vida da pessoa. Lúcifer foi criado majestoso, ele não fez nada para ter essa bênção. Ele era o exemplo máximo de poder, sabedoria e beleza.

Ele era um querubim ungido, só havia ele de querubim. Foi criado como protetor do trono de Deus. Foi colocado num alto monte.  Ele foi criado com esse objetivo e porque ele caiu?  (Ez 28.12-19)

* Por causa do poder. Cuidado com o poder. Se você quer conhecer uma pessoa dê a ela um pouco de poder.  O poder levou Lúcifer a soberba.

* Por causa de uma característica pessoal que o levou a estar acima da média.

Quer perder a bênção de Deus? Comece a ficar metido pelo que você ou pelo que você tem.

- Auto Confiança

A auto confiança na nossa espiritualidade nos faz perder a bênção de Deus. Sansão separado por Deus subestimou Dalila por confiar demais em si mesmo.  (Jz 15.16) Ele brincou com o perigo.
Dalila queria descobrir o segredo dele para matá-lo,  e ele cedeu, perdendo totalmente a percepção e foi totalmente dominado. 

Não podemos brincar com a nossa natureza. A Bíblia nos manda fugir do pecado, dos desejos da mocidade. Cuidado com a auto-confiança.

- Incredulidade

A incredulidade inibe a ação de Deus na sua vida. Deus quer dar a você bênçãos extraordinárias ao que você ultrapassa e pede.


- Murmuração (Nm 16)

Murmuração é um falatório descabido contra Deus. Existem pessoas que murmuram quando as coisas estão boas e quando as bênçãos estão ruins. Em todo o tempo a pessoa murmura.

- Pecado

O pecado nos faz perder a bênção e a maior bênção que é a salvação. O salário do pecado é a morte.

Para conquistar a bênção é preciso: 

I)Orar

Ezequias orou e a sentença de morte que estava decretada contra ele foi revogada.


II) Ter vida santa (Dn 5.8)

A santificação é um proposito do coração, é uma atitude determinada. Como consequência de ter uma vida santa, os contaminados foram servir a Daniel. Ele foi o primeiro ministro do maior império daquela época. 

Mantenha a tua posição, se afaste do pecado, porque os que estão debochando de você, um dia o verão sendo colocado em lugares altos. 

III) Dependa de Deus

Neemias pediu ao Senhor que o fizesse prosperar diante do rei  Artaxexes.  (Neemias 6) Tudo que fazemos e temos é permissão de Deus, aprenda a depender de Deus, você não perderá a bênção e se você não a recebeu ainda, ela chegará. 

Dependa de Deus porque a bênção chegará até você!

IV) Valorize a bênção de Deus 

Quem valoriza cuida e protege.  Sua mulher é bênção? Cuida e protege. Seu emprego é bênção? Cuide e proteja e assim sucessivamente. Foi Deus que te deu, valorize!

V) Creia

Creia que chegará a sua bênção. Não há demônio que a roubará de você, porque Deus é fiel!

. A tua fidelidade que faz com que a bênção de Deus chegue até você.  Pv 28.20  

. A bênção de Deus não trará a você dores.

Pv 22.10 – “A bênção do Senhor enriquece e não acrescenta dores.”

. A bênção de Deus faz você ter o que nunca teve e ser o que você nunca foi. 

. O significado da palavra bênção será algo prático na sua vida – um meio de felicidade. 

. A bênção de Deus na sua vida alcançará outros.


Você pode ser bênção na vida de alguém hoje com o que você tem, para amanhã ser mais bênção ainda.  O problema dos crentes é porque eles estão vivendo um evangelho fast food.  Deus não trabalha no nosso tempo e Ele nos abençoa para sermos bênção na vida dos outros. 

 . Gratidão

(Lc 17.11-) Jesus curou 10 leprosos, mas apenas 1 voltou para agradecer e ele voltou dando glória a Deus em alta voz.  Ele se jogou aos pés de Jesus revelando quebrantamento, gratidão.  

Dê glória a Deus!  O ex- leproso não veio dando glória a Deus alto na igreja, ele veio pelas ruas dando glória a Deus. 

Tem pecador que dá glória a Deus e tem crente que murmura e não é grato a Deus. O ex-leproso que  voltou para agradecer pela cura a Jesus era samaritano e os outros 9 ex-leprosos eram judeus.
O leproso que voltou ouviu de Jesus, somente ele: “A tua fé te salvou!”


Quando você adora a Deus pelas bênçãos que Ele tem te dado e se submete a Ele reconhecendo que tudo que você tem vem d’Ele, você recebe uma bênção excedente. 

“Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos! É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão, que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia.” Sl 103.2-5.

­A medida que você construir relacionamentos e fidelidade, as demais coisas acontecerão na sua vida.

Pr. Silas Malafaia
Edição: Renata G. Santana


2 comentários:

  1. Como cristãos devemos compartilhar boas novas.
    de graça recebeis, de graça dais...
    Não consegui copiar a mensagem pra abençoar meus irmãos da EBD ...

    ResponderExcluir