domingo, 23 de junho de 2013

Perdão

"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete
? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete
Mateus 18:20-21,22

Humanamente é impossível perdoar. Não é fácil perdoar. A palavra perdão significa perder. Existem questões que se tornam irreparáveis. Uma pessoa que foi violentada pelo pai, por exemplo, como é difícil perdoar.
Somos humanos e não máquinas. Não é fácil perdoar uma pessoa que te passou pra trás, que te empobreceu, ou que tomou seu cônjuge - a pessoa que você mais amava. Não é fácil perdoar uma pessoa que te ameaçou de morte, não é fácil.  
Jesus nos ensinou na oração do Pai Nosso o perdão. “Perdoa-nos assim como temos perdoado os nossos devedores...”
No capítulo 18.15-17, vemos a orientação de Deus quanto ao perdão.  “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.” Mt 18.15-17
O perdão é algo divino, por nós mesmos não conseguimos perdoar.  Pra pedirmos perdão temos que admitir que erramos e muitas pessoas adiam o pedido de perdão porque não sabem a reação da outra pessoa.

Para pedir perdão para alguém precisamos nos humilhar, não importando a reação da outra pessoa. Tem gente que fere os outros e pensa que vai ficar pedindo perdão o resto da vida.
Imagine uma mulher servindo a Deus, adorando a Deus, e de repente o marido dela se relaciona com ela e diz que a partir daquele momento ela era a mais nova portadora do vírus HIV.  Como perdoar?
A única maneira de perdoar quem te feriu, é através do caminho da cruz. Humanamente é impossível perdoar, só por Deus.
Precisamos tomar cuidado para não ferir alguém, porque as reações são diferentes. Enquanto alguns perdoam facilmente outros revidam drasticamente a ofensa.
Para perdoarmos alguém precisamos  confessar com a boca que humanamente é impossível perdoar a pessoa, e pedir forças ao Senhor para perdoá-la.
O fato de perdoar alguém, não significa temos que conviver com aquela pessoa. Um pai não precisa viver com aquele que matou seu filho. Uma moça não precisa conviver com quem a violentou, e assim por diante.
Perdão não é coisa fácil. Existem 5 passos que podem nos ajudar a perdoar.

1º) Evite pessoas que incentivam você a não perdoar; 2º)  Lute para você não se esquecer das promessas de Deus; 3º) Afaste-se das pessoas que tem inveja do seu coração bom. 4º) Afaste de você as pessoas do leva e trás. 5º) Afaste das pessoas que não vêem Jesus em você.
“Senhor quantas vezes devemos perdoar? Pedro até 70 vezes 7”
Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário