domingo, 16 de junho de 2013

Você quer ser curado?


“Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.
Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda. Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?
E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão. Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara. E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. “ João 5.1-18

38 anos esse homem estava doente, o que significa uma pessoa enferma em casa? O cheiro do remédio exala por toda a casa, a família é impedida de viajar, e tudo fica condicionado àquele que está enfermo, que por sua vez, muitas vezes se prostra, porque não quer incomodar.

A pessoa percebe que está causando muitas vezes transtorno, pois, é necessário que existam pessoas para cuidar, para prestar assistência. O Senhor se preocupa com aqueles que estão enfermos, Jesus não quer ver ninguém sofrendo.

A Bíblia diz que Jesus curou aquele homem no sábado. O Senhor  muitas vezes teve que bater forte contra os sacerdotes, porque o sábado, era considerado por eles mais importante que o próprio Deus.

O texto diz no vs 6: “vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?”

Aquele homem deveria ter um mau cheiro tremendo, imagine, 38 anos sem poder se mover, precisando  que as pessoas o ajudassem para as necessidades mais básicas e ele estava ali num local onde só havia dor, tristeza, esperando que alguém tivesse misericórdia e o colocasse no tanque quando as águas fossem agitadas para ser curado.
Ruínas do Tanque de Betesda 
Jesus perguntou aquele homem se ele queria ser curado. É claro que ele queria ser curado. A palavra Rapha significa: ‘Eu sou o Senhor que te sara’, significa, fazer alguém ser feliz novamente, restaurar o que está quebrado (o oleiro restaurou o vaso).  Significa, voltar a posição original, remendar, aproveitar o resto que existe. (Vemos na Bíblia a restauração dos muros de Jerusalém que estavam destruídos.) 

A doença muitas vezes causa constrangimento, muitos são os que julgam alguém pela enfermidade. Jó foi acusado de ter pecado,  por causa da enfermidade. Aquele homem precisava de ajuda para ser colocado no tanque, mas as pessoas que estavam ali, também estavam enfermas. 

Jesus perguntou aquele homem se ele queria ser curado. Muitos perderam o casamento, mas não perderam a fé. Sempre há alguma coisa para ser aproveitada em nós. Sempre no meio dos escombros, há alguma coisa que pode ser aproveitada. 

Aquele homem respondeu a Jesus: Não tenho ninguém que se interesse por mim. Mas Jesus se interessava e estava ali, diante d’Ele.  Jesus pergunta a você: “Você quer ser curado?”

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário