domingo, 30 de junho de 2013

As nossas escolhas



“Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.”
Josué 24:14-15

Temos o direito de escolher e isso é muito bom. É muito bom vivermos num país onde temos a liberdade de escolher o que vamos fazer. 

A Bíblia nos diz que temos o direito de escolher a quem vamos servir. Em 1 Co 10.23 o apóstolo Paulo dá uma palavra a igreja. “Tudo é permitido, mas nem tudo convém, tudo é permitido, mas nem tudo edifica.”  #Escolhas. 

Podemos escolher o que faremos da nossa vida e hoje graças a Deus a igreja entendeu isso, só que algumas pessoas estão abusando desse direito de escolha, porque tudo é permitido. 

Deus nos dá a oportunidade de escolher, mas as consequências não podemos escolher. O poder da decisão está em nossas mãos.

Colheremos os frutos de todas as nossas escolhas, por isso temos que tomar cuidado com as nossas atitudes, mesmo, as que são feitas em secreto. “Tudo que o homem semear, isso ele vai colher.” 

O Senhor conhece as nossas escolhas, até quando parecemos ‘bonzinhos’, Ele sabe se estamos sendo bonzinhos mesmo, ou se estamos camuflando. Deus conhece a intenção do nosso coração. ­­

A escolha de Daniel

“Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.” Daniel 1:4
“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.” Daniel 1:8-9

Os jovens escolhidos eram da corte real e serviam o Deus todo poderoso, eles foram feitos escravos para servir o rei da Babilônia e dentre eles um se levantou e disse: Não! 

Todos eles eram prisioneiros, estavam numa terra estranha, comendo a mesma coisa. Talvez eles pudessem dizer: “Não temos escolha, somos escravos...” mas o interessante é que Daniel entendeu que ele tinha escolha e ele escolheu não se contaminar. 

Qual é o prato do mundo que encanta você?  O que temos aceitado do mundo que vem disfarçado de comida boa? 

Às vezes vêm comidas contaminadas disfarçadas de pratos abençoados. O que tem nos levado para longe de Deus e roubado o nosso tempo?

Muitas vezes estamos tão distraídos que aceitamos ‘coisinhas’, hábitos que nos afastam da presença do Senhor. 

Se começarmos a priorizar a presença de Jesus na nossa vida faremos escolhas melhores. Deus nos quer puros, mas Ele nos dá o direito de escolha.

- Daniel escolheu  não ser influenciado e ser influência

O Salmo 1 fala sobre influência. Influência é algo poderoso.  Você pode escolher com que vai andar e se você andar com a pessoa errada será influenciado por ela.

Se você andar com pessoas que não primam pela santidade, não demorará muito tempo para começar a fazer as mesmas coisas que elas.

Agora comece a andar com quem ora, com quem lê a Palavra de Deus, com quem é integro... você será influenciado por essa pessoa. Precisamos escolher quem vai nos influenciar. Ande com quem é melhor que você.

- Daniel escolheu confiar em Deus

A decisão de Daniel tinha tudo para dar errado, mas ele decidiu confiar em Deus.  Tome a decisão de abrir mão de tudo que te afasta do Senhor, das amizades, dos hábitos errados. Escolha se entregar a Jesus, muitos se convertem, mas não se entregam. 

Já perdi amigos dentro da igreja que em determinado tempo, começaram a frequentar casas de prostituição. Eu tinha curiosidade e  comecei a perceber que mais dia menos dia aquelas amizades iriam me levar a ter marcas que não eram as de Cristo e eu escolhi me afastar.

 Daniel confiou em Deus. Você confia em Deus, confia que Ele está no controle de todas as coisas, que é melhor obedecer que sacrificar? Escolha estar no centro da vontade de Deus. 

Pr. Léo China no Culto Caixa d' Água
Edição:Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário