domingo, 16 de junho de 2013

Vença o medo!

Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho, mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma! " E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo!"  Mateus 14.22-27


Diz o texto que os discípulos estavam no barco debaixo de uma ordem, a Bíblia narra que Jesus queria ter aquele tempo sozinho e a Palavra de Deus diz que os ventos eram contrários, o barco estava sendo açoitado pelas ondas e Jesus depois de orar, foi encontrar com eles andando por sobre o mar. Os discípulos tomados de medo gritaram: é um fantasma.


O que me chamou a atenção foi a palavra medo. Viver com medo é uma luta, muitas pessoas têm medo de muita coisa, por exemplo, medo de morrer. Tem gente que não tem paz, porque tem medo de morrer, a palavra morte já causa profunda inquietação.  

Fomos para Israel com 54 irmãos e uma querida disse que estava se superando naquela viagem porque morria de medo de avião.  


Existem pessoas que têm medo de viver. Tinha uma tia muito neurada, ela tinha medo de tudo, a gente não podia fazer nada, porque tudo era motivo para alguma coisa ruim acontecer.


Há também os que têm medo de viver o hoje  e também o futuro. ­­­ Pessoas que têm medo de ficarem enfermas, de confiar em pessoas, por já terem tido sua confiança burlada. 


Tem gente que tem medo do diabo, do desconhecido, de ter um relacionamento mais profundo com Deus, visto que a intimidade com Deus requer renuncia. 


PREJUÍZOS DE VIVER COM MEDO

- O medo tem o poder de minar nossa esperança

 Deus quer que a nossa vida seja recheada de esperança.  “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Jeremias 29.11


- O medo turva a nossa visão do futuro

A visão fica comprometida  por causa do medo. Ansiedade é isso – medo de que algo aconteça ou não aconteça. A pessoa trabalha sempre na hipótese de que algo aconteça ou não. Há pessoas que têm medo de casar por causa da experiência dos pais.


- Ele trava o nosso crescimento

O medo trava o nosso crescimento em todas as áreas.  Não tenha medo de entrar de cabeça num projeto que Deus está dando a você.  Errar, tropeçar de vez enquando faz parte do crescimento, faz parte da construção do caráter. Toda grande jornada começa com o primeiro passo. 



- O medo apaga sonhos

Tem gente que parou de sonhar. O medo tem o poder de apagar sonhos, o sonho de conquistar a casa própria, o sonho de melhorar a vida profissional, de deixar de ser um empregado e ser um empregador, etc. Seja ousado para sonhar e para pedir a Deus.  Sonhe que no tempo de Deus o seu sonho será realizado.


- O medo enfraquece a nossa memória quanto ao passado de vitórias


Quando começamos a olhar só para a situação perdemos os referenciais do passado, não viva do passado, ele só serve como referencial na nossa vida.  É como o retrovisor, é só para conferir. Se você ficar olhando só para o passado arrebentará seu futuro.


O QUE FAZER PARA DOMINAR O MEDO?

- Baseie sua vida em direções claras de Jesus

O Senhor já havia dado a instrução: “Me espere do outro lado.”  Peça a Jesus uma direção, Ele sempre tem uma direção clara. “Clama a mim e responder-te-ei...” Jr 33.3.


- Não permita que os temores do passado tire a sua sanidade

Os discípulos perderam a sanidade. Eles confundiram Jesus com um fantasma.  O mesmo tem acontecido com alguns. O passado tem o poder de paralisar o presente e envenenar o futuro.


- Não desvie seu olhar de Jesus

Pedro desviou o olhar de Jesus e começou a afundar. Quando tiramos olhar de Jesus, olhamos para a situação e nos perdemos.  Alicerce sua esperança em Cristo. 


“Quando entraram no barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: "Verdadeiramente tu és o Filho de Deus".  Mateus 14.32-33


Dominamos o medo estando no mesmo barco que Jesus está! Jesus no barco é garantia que o barco chegará ao outro lado da margem.

Você precisa ter a certeza que Jesus está no mesmo barco que você está. Isso significa andar como Ele andou.  Não deixe o medo tomar as rédeas da sua vida.

Pr. Marcos Roberto
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário