domingo, 16 de junho de 2013

É melhor serem dois do que um

“Outra vez me voltei, e vi vaidade debaixo do sol. Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”   Ec  4.7-12

Esse texto quem escreve é um homem inspirado por Deus que descobriu coisas maravilhosas que podem ser repassadas a nós. O pai de Salomão, o Rei Davi teve 1.000 mulheres. Essa não era a vontade de Deus, manter uma mulher já é difícil, imagine 1.000!

Certamente Salomão só ouvia boas notícias de seu pai e quando Davi morreu, ele resolveu ter o dobro de mulheres que seu pai teve. Eram 1.000 mulheres que não eram abraçadas, que ele não passeava com elas - 1.000 mulheres insatisfeitas e isso trouxe muitos problemas para Salomão. Essas mulheres começaram a trazer seus deuses para dentro do palácio.

Uma mulher infeliz fica triste, deprimida, Salomão tinha 1.000 mulheres insatisfeitas. Ele chegou a dizer que a vida não era nada, porque nada lhe dava prazer.

Na vida existem coisas que não valem a pena e uma delas é o homem viver sozinho sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem. 

Uma coisa dolorosa é o homem juntar as coisas e não ter ninguém para deixar o que ajuntou.  É preciso haver amor e este precisa ser alimentado, cultivado e regado. Muitas pessoas procuram o amor e não o encontram porque o mesmo não foi regado, não foi cuidado.


Muitos homens maltratam suas esposas e vice versa e o amor é sufocado pela ‘areia’, ele está ali, mas não pode ser mais visto, por estar sufocado.


Temos que lutar pela família. O trabalho é importante, mas não pode ser tudo na nossa vida. O homem que vive só é infeliz. 

A revista Veja fez uma reportagem dizendo que os casais sem filhos vivem melhor. Realmente pode ser, porque criar um filho dá trabalho, mas ter um filho está na natureza humana e temos que construir a família.


Na Bíblia está escrito que é melhor serem dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais em todos os aspectos. Por isso o diabo faz de tudo para que o casal fique divido.

Existem pessoas que só trabalham e não tem divertimento, não cuidam de si mesmas, a vida passa e as mesmas vivem pra todo mundo, menos pra si.  

Precisamos cuidar da nossa família! A Bíblia diz: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.” Ec 4:9

Quando surge um problema e o marido e a mulher estão juntos, é questão de tempo para o problema desaparecer.

A coisa mais linda que existe é quando uma família é unida. Quando a mulher no momento de dificuldade estende a mão para seu marido e diz: estamos juntos.

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.”  Ec  4.9-10

É melhor ter alguém que te ama do que estar sozinho, é melhor ter alguém que o ajuda estar em pé do que estar sozinho. Todas as vezes em que estive sozinho, quase o diabo me pegou, mas todas as vezes que estive acompanhado por pessoas de Deus, encontrei apoio e força para prosseguir em frente.

O leão é forte junto dos outros leões, sozinho ele não vale por cinco. Os búfalos são muito bons em grupo, sós, eles são presas fáceis. Os pastores são muito bons unidos, solitários são destruídos. Igrejas solitárias caem. Jesus disse: “É melhor vocês irem de dois em dois.” Melhor é serem dois do que um. ­­­


Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário