terça-feira, 25 de outubro de 2011

O pastor auxiliar

Ref: Exôdo 33.11
Há aproximadamente 13 anos estou como pastor auxiliar ao lado do pastor Jorge Linhares.
O nome de Josué significa Deus é a nossa salvação. Ele fazia parte de uma geração que estava na escravidão e que almejava a libertação e quando Moisés chegou ao Egito trazendo as boas novas da libertação, Josué logo se apaixonou por ele, porque viu a oportunidade da liberdade e passou a andar com Moisés. Aonde Moisés ia, Josué ia.
1ª coisa que o pastor auxiliar deve saber: O pastor auxiliar está como escudeiro, para servir, para auxiliar.
O pastor auxiliar deve ser submisso, mesmo que à primeira vista pareça ter mais conhecimento de determinado assunto do que seu pastor, sua função não é tentar sobrepujá-lo, mas honrá-lo.
2ª coisa: O pastor auxiliar deve reconhecer seus limites
O pastor auxiliar precisa aprender que não pode confundir a amizade de seu líder com libertinagem. É preciso ter cuidado com as brincadeiras, piadas, e saber o horário de parar diante do líder.
O pastor auxiliar deve saber agir, falar e como se portar. Ele deve ter discernimento para saber entrar e sair. Deve ser uma pessoa que respeita.  O limite é o marco entre o reconhecimento e a honra.
3ª coisa: O pastor auxiliar deve defender o seu pastor
O pastor auxiliar não pode aceitar que pessoas falem mal do seu pastor, ele deve ser o primeiro a exterminar focos maliciosos contra a imagem do líder.  
Vemos um exemplo de rebelião em números 16.1-3. A mão de Deus pesou contra Corá, Datã e Abirão – eles e suas famílias foram engolidos pela terra vivos. Devemos nos distanciar das rebeliões e honrar e respeitar o líder.
Davi foi perseguido por Saul porque aceitou o elogio das mulheres que disseram: “Saul matou milhares, porém Davi seus dez milhares.” Davi gostou do elogio, não creditou honra a Saul e à partir daquele dia Saul passou a suspeitar e perseguir Davi.
4ª coisa: Procure compreender a visão ministerial do seu pastor
Esmere-se em entender o que seu pastor deseja, para onde a nuvem está indo, do contrário existirá uma igreja dentro da igreja.  A Bíblia diz que Josué ficava grudado em Moisés,  aprendendo com ele.
5ª coisa: O cajado está nas mãos de Moisés e não nas mãos de Josué
Se não compreendermos isso a igreja fica divida. Cajado é sinônimo de condução, de direção. Temos que reconhecer a autoridade na vida do líder e se ele errar temos  a liberdade para mostrar o erro, nunca afrontá-lo, ou desrespeitá-lo.
Saul mesmo perseguindo Davi era ungido de Deus. O coração de Davi se entristeceu por cortar um pedacinho da roupa de Saul, ele sabia que não poderia tocar no ungido de Deus.
6ª coisa: As ovelhas que cuidamos não são nossas, são do pastor
Existem pastores auxiliares que pensam que as ovelhas são deles, as ovelhas são do Senhor e estão debaixo da autoridade, da responsabilidade do pastor da igreja.
7ª coisa:  Reconheça a unção especial na vida do seu pastor
Existe uma unção especifica para o líder. É diferente da unção do pastor auxiliar.  O pastor auxiliar deve pedir oração ao seu líder, deve pedir conselho.
Que entendamos o principio da autoridade na vida dos nossos líderes, que sejamos submissos, servos que militam com excelência no ministério como pastores auxiliares.
Pr. Daniel Fialho
Edição: Renata G. Santana

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essas explicações assim vou me esforçar para cumprir os designos com submissão respeito e sempre ajudando o pastor segundo a vontade de Deus que está sobre o pastor

    ResponderExcluir