domingo, 16 de outubro de 2011

Os benefícios e malefícios dos relacionamentos

“Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.”
Provérbios 13:20
O coração do homem é como um barril de pólvora, quando você deixa o barril de pólvora encostado, não acontece nada, mas se chegar próximo do barril com um palito de fósforo aceso, explode tudo. Assim é o coração do homem.

Alguns conselhos práticos:
1)      O beneficio de se relacionar com as pessoas corretas
Mostre os melhores amigos que você tem que direi quem você é e o que será da sua vida, se você anda com ‘galinhas’ aprenderá a viver no ‘poleiro’, se andar com ‘águias’ andará nas alturas.
Todo conselho é bom desde que seja ouvido e você tire do conselho o que é bom.  Se você anda com as pessoas corretas, terá bons conselhos.  Muitas vezes temos problemas na vida por causa de conselhos de tolos.
Sua vida material, espiritual, o seu relacionamento conjugal pode estar indo mal por causa das más amizades.
2)      Tornamo-nos como as pessoas com quem nos associamos
A maioria dos sofrimentos é o resultado do ambiente e do relacionamento com pessoas erradas na nossa vida. “Cada um dará conta de si diante de Deus.” Tome cuidado com as suas atitudes.
Sansão foi um super-herói, o poder investido nele por Deus fez com que ele fizesse coisas sobrenaturais, mas ele tinha um problema, ele gostava de ir a lugares errados, gostava de ir a Gaza – Terra dos Filisteus e envolveu-se com algumas mulheres até que conheceu Dalila, cuidado com as ‘Dalilas’ e os ‘Dalilos’ na sua vida.
Sansão passou a gostar mais de Gaza do que da sua própria terra. Ele não poderia culpar ninguém pelas mazelas que lhe aconteceram, porque seus pais o aconselharam.
Moça, não vá com qualquer um pensando que é a última oportunidade da sua vida, Deus tem o melhor pra você.
3)      Quanto menos você se associar com certas pessoas mais a sua vida melhorará
Afaste-se de quem está te prejudicando. Você não está preso a essa pessoa, Jesus já pagou um preço muito grande pela nossa liberdade.
4)      As pessoas que se relacionam com pessoas negativas sempre ficam para baixo
Para algumas pessoas tudo está ruim, está uma miséria e o primeiro passo para crescermos na vida é nos afastarmos das pessoas negativas.

Abraão estava enroscado em Ló e vice-versa, mas Deus só pode fazer a verdadeira tarefa ou missão na vida de Abraão no dia em que se ele se livrou de Ló.
Existem pessoas amarrando a própria bênção e pensando que a culpa é da igreja, dos diáconos, dos pastores, dos políticos, mas receber a bênção depende da nossa atitude.


5)      Da mesma forma que a bênção é transferida, a maldição também
Nunca despreze uma pessoa por aquilo que ela é hoje, as coisas podem mudar. Salomão pediu sabedoria a Deus para cuidar do povo, ele poderia ter pedido uma infinidade de coisas, mas ele pediu sabedoria, porque tinha o exemplo do seu pai no trato com o povo.
Com sabedoria Salomão tornou-se um ‘burro’ porque começou a relacionar-se com as pessoas erradas. As 700 concubinas que ele tinha começaram a influenciá-lo para o mal. A nação de Israel inteira começou a desviar-se do Senhor por causa de Salomão, porque ele passou a transferir as más influências para a nação.
Muitas vezes você não pagará pelo mal que está cometendo, mas seus filhos pagarão. Tudo que você permitir na sua vida crescerá e aumentará.
Uma simples conversa com a pessoa certa pode valer mais do que cinco anos do conhecimento adquirido numa faculdade. Precisamos da força do Espírito Santo para acertar nas nossas escolhas e atitudes.
“Quando temos raiva, ódio de alguma coisa é porque fomos criados para consertar tal coisa.” Dr. Mike Murdock
Tenha raiva das coisas erradas, tome atitudes, ainda que sejam drásticas.  Muitas vezes o choro é uma arma do inimigo para roubar grandes vitorias na nossa vida. Se você está passando por momentos difíceis creia na vitória, não tenha dó de você mesmo.
A dó é o combustível para aumentar o tempo da dor e da desgraça na vida de uma pessoa. Não somos ‘coitadinhos’ somos abençoados e chamados por Deus para vencer.
“Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” Ec  4.12
O maior erro da nossa  vida é andar com a pessoa errada, mas erro pior ainda é andar sozinho. Escolha a pessoa certa e Deus dará a vitória para a sua vida.
Pr. Gidalti Alencar
Ediçaõ: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário