sábado, 1 de outubro de 2011

Verdades inconvenientes da Bíblia

“...Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado...” Vs 32 - Números 15.30-36.

Se a Bíblia for lida, conhecida, respeitada e obedecida, ela pode mudar a nossa a vida.
Existem dois tipos de verdade na vida:
A verdade conveniente
Uma verdade bíblica conveniente  é: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa.” Outra verdade é : “Pelas pisaduras de Jesus fostes sarados.”
Esse tipo de verdade não nos melhora, não faz muita coisa por nós. Se alguém disser que nosso cabelo está lindo, não procuraremos melhorar o cabelo, porque essa é  uma verdade conveniente.  Se alguém disse que oramos muito, não vamos parar e pensar: “Pôxa, tenho que orar mais, porque fulano disse que oro muito.”
A  verdade  inconveniente.
A Bíblia nos mostra nesse texto algumas verdades inconvenientes.  Existem verdades chatas, que incomodam, como por exemplo: “Você precisa orar mais, você precisa ler mais a Bíblia, você precisa melhorar como marido, como esposa, etc.” São coisas que escutamos que confrontam a nossa vida.

1ª verdade: Você não pode fazer o que quer só porque está no deserto – vs32
Não é porque estamos no deserto que podemos fazer o que queremos. Não é porque  estamos passando por problemas que poderemos sair por aí fazendo loucuras.
Não é porque um  homem ou mulher está sendo traído (a), que tem liberdade para trair também.
Não é porque o povo era obstinado que Moisés que ele poderia bater na rocha como fez. Moisés colheu os frutos desse ato errado.
Esaú deu o direito de ser o filho mais velho a Jacó por um prato de lentilha. Porque Esaú pensou que de nada adiantaria a bênção na hora da fome, ele vendeu sua primogenitura a seu irmão e colheu os atos desse ato precipitado.
Jovem tome cuidado na hora que você estiver irado, não pense que na hora da ira você poderá falar o que quer e o que não quer.
2ª verdade: Mais cedo ou mais tarde nossos erros virão à tona se não nos arrependermos


Se você não segurar seu pé, o que você tem feito será colocado a público em breve.
Quando Deus deixa nossos erros virem à tona é para deixarmos de errar, para quebrar nosso orgulho, para mostrar a todos quem somos de verdade, para sermos restaurados.
O profeta Naamã trouxe à tona o pecado de Davi, quando disse que ele adulterou com a mulher de Urias. Se não paramos de errar, o pecado aparecerá.


3ª verdade: Deus quer que paremos para descansar e cuidarmos de nós mesmos pelo menos  uma vez na semana


Estive em Israel esse ano e lá da noite da sexta-feira , até a noite do sábado o judeu não faz nada.
Deus quer que descansemos porque Ele descansou. Porque Ele quer que passemos mais tempo com nossa família e amigos, porque Ele deseja quebrar o poder da ganância na nossa vida. 


4ª verdade: Deus quer que separemos um tempo para cuidarmos do corpo, da alma do espírito


Existem pessoas  com 30 anos vivendo como pessoas de 60 anos. Faça ginástica, cuide de você, prepare-se para viver uma vida com qualidade.
5ª verdade: Deus quer que separemos um dia da semana para Ele


Separe um dia para o Senhor, faça poemas de amor para Ele, leia a Palavra com afinco, dedica-se às coisas de Deus.
6ª verdade: Pelo menos uma vez na vida você irá apedrejar e pelo menos uma vez na vida você será apedrejado


Tome cuidado quando você apedrejar alguém, porque quando você for apedrejado, será com a mesma força com que você apedrejou.  
7ª verdade: O que puder te matar amanhã precisa ser destruído hoje
Acharam o homem cortando lenha no dia de sábado, o prenderam porque não sabiam o que deveria ser feito com ele, visto que cortava lenha no sábado.
Existem situações na nossa vida que prendemos dentro de nós, como por exemplo, um relacionamento mal resolvido, um problema na vida financeira, etc.  
“Então disse o Senhor a Moisés: certamente será morto o homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.” Vs 35.
Vemos o amor de Deus nesse texto, mas como, se Deus manda matar o homem? Veja bem, se uma pessoa tem câncer, e o médico receita aspirina para a pessoa, age corretamente? Não, age corretamente o médico que extrai o câncer, que receita a quimioterapia.
Aquele homem tinha que ser executado, porque havia pecado voluntariamente. “ Mas a pessoa que fizer alguma coisa temerariamente, quer seja natural, quer estrangeira, blasfema ao Senhor; tal pessoa será extirpada do meio do seu povo, por haver desprezado a palavra do Senhor, e quebrado o seu mandamento; essa alma certamente será extirpada, e sobre ela recairá a sua iniquidade.”  Nm 15,30 e 31


Existem uma diferença quando erramos porque queremos e quando erramos involuntariamente.
 Aquele homem tinha que ser executado porque espalhava mal exemplo no meio do povo, porque espalhava a ganância, porque o que ele fez foi algo terrível disfarçado de algo nobre.

Existem pessoas que pecam terrivelmente contra Deus  e se escondem atrás de uma atitude perniciosa. Por exemplo: Jovens que se masturbam com a desculpa de que não 'pegam 'ninguém.
O que você não matar hoje destruirá você amanhã. Aquele homem poderia ter acabado com a linhagem do Messias, se Deus não desse a ordem para que o matassem.
Quem sabe você tem visto o egoísmo, a hipocrisia, a religiosidade, o preconceito, tomarem conta da sua vida? Mate o que pode te matar amanhã.

Não mantenha seu pecado preso, o execute!
Pr. Lucinho
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário