terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Exemplos de jovens que são exemplos de referencial cristão

Dn 1:1-8 “jovens em que não houvesse defeito algum, que dominassem muitas áreas do conhecimento”

Todas as vezes que um rei se afastava da presença de Deus, o Senhor levantava um disciplinador. Quando você errar, Deus levantará um disciplinador não para te destruir,mas para te corrigir. Pare de ver a crise numa visão fatalista.

Não adianta termos auto piedade, problemas existem para serem solucionados. Nabucodonosor queria acabar com Israel e a melhor maneira de acabar com uma nação é acabar com as cabeças pensantes. Nabucodonosor poderia matar os jovens de Judá, mas ele preferiu usá-los como servos e pediu que Aspenaz escolhessem os melhores jovens.

Daniel agora estudaria nos palácios da Babilônia, teria do bom e do melhor, comeria dos manjares do rei Nabucodonosor.

Podemos aprender algumas coisas com essa passagem bíblica

1)      Cuidado com o sucesso!

Quer ser bem sucedido? Ande com pessoas bem sucedidas. Daniel poderia ter cedido e comido dos manjares do rei – todos estavam comendo, mas ele não comeu.

Muito da força que está nas nossas vidas concentra-se no nosso coração, não na nossa razão.

Tiraram aqueles rapazes das suas famílias, da sua nação, mas não conseguiram tirar Deus de dentro deles.

O texto diz que Daniel assentou no seu coração não se contaminar – a  escolha é nossa! O tempo passou, Daniel e seus amigos cresceram, conquistaram cargos de destaque. Mas um dia Nabucodonosor teve um ataque narcisista.

Mesaque, Sadraque e Abdnego viram-se numa situação complicada, porque saíra um edito que todos deveriam se ajoelhar perante Nabucodonosor. Eles porém, não dobraram seus joelhos e logo a notícia da aparente ‘desobediência’ chegou aos ouvidos do rei.

Todo mundo pode estar fazendo coisas erradas, mas nós não – porque somos diferenciados!  Estamos vivendo debaixo de valores invertidos. A Babilônia quer uniformizar a humanidade. Faça que todo mundo está fazendo!!! Conserve os valores de onde você veio.

Existem pessoas que não ajoelham para o pecado , mas dão uma ‘abachadinha’. Nabucodonosor ordenou que jogassem os jovens na fornalha – e teve uma surpresa. Três jovens foram jogados na fornalha, mas haviam quatro lá dentro.

Na  hora da adversidade você não estará sozinho, o Senhor estará contigo! A situação se inverteu então para esses jovens – Nabucodonosor emitiu um novo decreto que todos  que falassem qualquer coisa contra o Deus de Israel morreria.



José e a mulher de Potifar

Muitas foram as investidas da mulher de Potifar contra José. Nós aceitamos Jesus mas os hormônios não, imagine a situação de José.

Moram dois leões dentro de nós, o da carne e o do espirito e na hora da luta vence quem está melhor alimentado.  José manteve seu posicionamento diante de Deus e resistiu a tentação.

A mulher de Potifar começou a gritar chamando-o de tarado, José foi preso e dentro da prisão manteve sua conduta irrepreensível.

O tempo passou  e Deus não se esqueceu de José. Aconteceu que o rei teve um sonho, e José interpretou o sonho  por isso ele foi honrado.  

Não interessa o que acontece ao meu redor, não sou movido pelas minhas frustrações, mas pela graça de Deus.  Quer ser vitorioso? Ande com Deus!

José foi vendido pelos irmãos, acusado injustamente pela mulher de Potifar, foi preso, mas Ele se mantinha fiel. Ele não dava razão as coisas ruins que aconteceram.

Quando você dá razão a Deus você entende porque coisas ruins aconteceram. José entendeu que seus irmãos não o prejudicaram, mas o Senhor permitiu para que ele fosse instrumento.

 Se  José tivesse cedido as investidas da mulher de Potifar, ele seria o mero amante da mulher do patrão. Mas ele resistiu com a ajuda do amigo Espírito Santo e se tornou o governador do Egito.

Que o Espírito Santo lhe dê forças para resistir as tentações – seja como José, Daniel e outros personagens bíblicos que venceram com a ajuda do Espírito Santo!
Pr. Claudio Duarte
Edição: Renata G.Santana

Um comentário: