domingo, 12 de fevereiro de 2012

A vida é feita de escolhas

“Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalém do Rio, e no Egito, e servi ao Senhor.  Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24.14 e 15.

A vida é feita de escolhas.  As escolhas é que determinam o que acontecerá conosco amanhã.  Não podemos mudar o passado. É impossível mudarmos o que já aconteceu. O amanhã não sabemos como será, nem quanto tempo  viveremos, porque o amanhã está nas mãos de Deus.

As escolhas divinas

Existem as escolhas divinas – são aquelas que não temos como sair fora. Deus escolheu Jeremias, que disse: “Eu não passo de um menino.” Mas Deus o escolheu!

“Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino.” Jr 1.5 e 6.
Deus escolheu também Jonas, ele tentou fugir, mas não teve jeito, porque Deus o havia escolhido.

Deus escolheu Moisés, que também tentou sair fora, mas o Senhor o havia separado.
O apóstolo Paulo disse: “Ai de mim se não pregar o evangelho, porque sou vaso escolhido.”
Na estrada de Damasco, o Senhor o separou para o ministrar o evangelho.” At 9.3-6.

Quando Deus escolhe uma pessoa não há como ela sair fora.  Quando eu tinha 20 anos de idade, num culto, uma missionária do Betel Brasileiro – D. Ligia, usada por Deus,  disse que eu estava sendo separado para o ministério.  Eu tenho consciência do meu chamado, eu não pude escolher, foi o Senhor que me escolheu!

As escolhas naturais

Existem pessoas que nascem cegas, paralíticas, crianças que nascem com síndromes, etc. Porque não está nas mãos do ser humano escolher nascer com alguma deficiência ou não. Não estava nas mãos dessas pessoas nascer assim.

Não escolhemos a cidade onde vamos nascer, a cor da nossa pele. Não podemos escolher a tecnologia dos carros, dos remédios... e assim por diante.

As escolhas que Deus permite que façamos

É nessa hora que decidimos o que queremos da vida. Josué disse: “Agora pois temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade...” vs 14
“Porém se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje, a quem sirvais.” Vs 15

Se o Senhor é Deus o serviremos como Deus. Não há como servir a Deus e ao mundo.  Não há como servir a Deus pela metade. Existem pessoas que agem com desonestidade e depois vão para a igreja e ficam dando aleluia, glória a Deus!

Se o Senhor é Deus vamos servi-lo com integridade. Tenha postura de uma pessoa cristã. Procure ter os frutos do espírito na sua vida. (Gl 5)

Temos que escolher a quem vamos servir! Há pessoas que não optam por nada – não tomam decisão, são corrompidas pelo meio em que estão. De que lado você está?

“O que pecava não peque mais, o que mentia, não minta mais...”

 Mude sua postura! Quando escolhemos servir a Cristo com integridade, Deus nos fortalece diante da adversidade, das tentações.

Assim como escolhemos servir a Deus, podemos escolher ser pessoas desonestas, pessoas dissimuladas  ...
Escolha Deus, leve o Senhor a sério! Não seja um cristão ‘meia boca’. Alguém que um dia está cheio de fé e no dia seguinte está afastado dos caminhos do Senhor.

Se você é um crente  que tem duas caras, uma pessoa que não se define,  poderá  amargar duras consequências, porque o Espírito Santo não contende pra sempre com o homem.  

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário