terça-feira, 24 de abril de 2012

O décimo segundo apóstolo - Vale a pena ser fiel!

"Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, Tome outro o seu bispado.

É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.

E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.

E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos." Atos 1:20-26

O critério que os apóstolos escolheram para escolher Matias foi ele ter estado com Jesus durante todo o tempo, foi ele ter sido fiel.

Na igreja sofremos uma crise de fidelidade muito grande. Há uma gama de pessoas querendo ser Moisés, Josué, e não vemos ninguém querendo ser parecido com Matias.

As pessoas tendem a valorizar mais o talento do que é o caráter. Matias é o símbolo puro de que Deus está de olho em pessoas que possuem caráter, que são fiéis.

Há lugares que só chegamos através da fidelidade. O fiel está sempre sendo preparado para chegar num lugar de honra.

Judas traiu Jesus, Deus colocou outro no lugar dele. Com Judas ou sem Judas o plano de Deus se cumprirá. O fiel se manifesta na hora que a infelidade se manifesta.

A infidelidade nos faz perder o que o Senhor tem para a nossa vida! Para um pastor dar um cargo de confiança para alguém na igreja é necessário atestar que essa pessoa é fiel!

O pastor não pode barganhar cargos, se assim fizer, terá problemas. O critério principal de um ministério abençoador é a fidelidade.

A primeira característica que observamos em Matias é a humildade
Todo fiel é humilde! Matias viu Jesus dando poder aos discípulos e não cogitou o por que de não ter recebido esse poder. E continou seguindo a Jesus.

Uma das características de uma pessoa madura é ver uma pessoa recebendo o que ela gostaria de receber e celebrar juntamente com quem recebeu.

Se você conseguir se alegrar com a vitória do seu irmão, quando a sua vitória chegar, Deus levantará pessoas para se alegrar com a sua vitória também.

A segunda lição sobre Matias é a originalidade
Seja feliz com o que Deus o chamou pra ser. Quem nasceu pra ser Matias, não nasceu para ser Pedro. Deus nos usa do jeito que somos, não precisamos copiar ninguém. Seja original!

Não se sinta frustrado se o seu ministério é menor que o de outra pessoa. Deus precisa de pessoas na igreja que não são conhecidas. O seu ministério não pode ser medido por aquilo que as pessoas dizem ser grande.

Proeminência não é mesma coisa que importante. Às vezes o que está escondido é que é a força motriz da igreja.

A terceria lição sobre Matias é que ele não se fazia de vítima

Ele seguia a Jesus se Ele chamasse por ele ou não. Uma das coisas que o pastor mais gosta de ouvir de uma ovelha é: "Pastor pode contar comigo!" Matias era assim!

Quando Jesus pregava à beira do mar, havia um barquinho sempre o esperando. Na hora que a multidão o apertava ele ia para o barquinho e vemos na passagem bíblica que os discípulos entravam no barco com Jesus. "Entrando os doze no barco..." Matias estava sempre por perto e em seu coração não havia lugar para vitimização, porque ele era fiel a Deus não aos títulos ou benefícios que poderiam conseguir estando perto de Jesus e dos seus discípulos!

O fiel precisa confiar na agenda de Deus e a expectativa dele é que o Senhor tem algo preparado para sua vida. Matias não ouviu uma promessa de Jesus no tocante ao ministério e a expectativa dele não era ser um apóstolo mas era o que Deus tinha pra ele, porque o fiel é surpreendido com o melhor de Deus.

Pode ser que para você que é fiel, seja mais um dia, mas para Deus é o dia da sua promoção, o dia de matar o gigante 'Golias'!

Mais importante do que como começamos é como terminamos. Muitas vezes começamos anônimos. Matias começou anônimo, imagino que na hora da escolha do décimo segundo apóstolo, Matias nem imaginasse o que o esperava. E Pedro manda chamá-lo e diz que ele era o décimo segundo apóstolo. Sabe por que? Matias era fiel!

Pr Cristian Oliveira
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário