terça-feira, 3 de abril de 2012

Vença a ansiedade


"A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra." 
Provérbios 12:25

A ansiedade tem sido o algoz na vida de muitas pessoas. Todos nós estamos sujeitos a ansiedade. A vida está tão corrida que tudo concorre para que vivamos uma vida extremamente ansiosa.




Se a ansiedade não for tratada pode acarretar problemas fisicos:

- Dor de cabeça

- Distúrbio instestinal

- Tensões musculares

- Impedimento do potencial intelectual 



Quantas pessoas se preparam para provas, concursos e quando chega na hora da prova se esquecem de tudo que estudaram? Se a ansiedade não for tratada ela traz problemas muito mais sérios que esses.

O que é a ansiedade?

A ansiedade trabalha na hipótese de que algo aconteça ou não. Ela traz a preocupação futura para o hoje.

A ansiedade pela psicologia funciona como um mecanismo de defesa se dentro dos limites. O problema acontece quando a  pessoa vive ansiosa. Há pessoas que são tão ansiosas que começam a roer as unhas.



Outras não conseguem nem esperar um e-mail chegar, ficam a toda hora atualizando o facebook, o twitter, porque não aguentam esperar uma resposta chegar.

Segundo o dicionário, a ansiedade é a comoção aflitiva da alma que teme que algo aconteça ou não. Ora, a fé segundo a Palavra de Deus, é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos a que não se vêem e muitas vezes a nossa fé é minada pela ansiedade.

Via de regra o ansioso é impaciente! Podemos ver isso em filas de banco por exemplo. No trânsito; o semáforo nem abriu direito e a pessoa mete já vai colocando a mão na buzina.

"Ansiedade é a força negativa que traz as tormentas do amanhã para a bonança de hoje." Valnice Milhomens.

A ansiedade nos faz agir com precipitação. Existem circunstâncias que precisamos analisar com mais cuidado, mas a nossa ansiedade nos impede e nos faz precipitar. Existem pessoas que precipitam nos relacionamentos, na hora de sair de um emprego, etc.

A ansiedade explora o que há de pior na nossa vida:

- Explora a nossa incredulidade

A ansiedade nos torna céticos, incrédulos! Deus não trabalha na nossa agenda, segundo o nosso relógio, Ele faz na hora d'Ele, e do jeito que Ele quer!

- Explora a nossa desconfiança

- Explora o medo

O ansioso tem medo de tudo e de todos! Pare de ter medo de viver, de romper, de construir, chute a ansiedade, o medo e viva o melhor de Deus para a sua vida!

A ansiedade nos faz perder o foco!

40% do pensamento do ansioso é focado em algo que nunca acontecerá e apenas 8% é focado em coisas que realmente acontecerão.

Ref: Mateus 6.25 e 26

"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?"

Jesus conhece o nosso coração. Nesse texto Jesus aponta para algo simples da vida (as aves).

Para de complicar a sua vida. Tem gente complicando a vida dando cheque pra todo lado, estourando o cartão de crédito, se relacionando com pessoas com as quais não deveriam estar envolvidas.

Simplifique! Viva uma vida mais simples, que você dê conta de viver, porque o Evangelho é simples e é o poder de Deus.

Já reparou que o que realmente traz felicidade ao homem não custa caro. Uma boa conversa, um passeio na lagoa num dia bonito... não faça dívidas com as quais você não possa arcar, nem namore com um 'gadareno (a)' - simplifique!

"De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;"Mateus 6:32

Deus sabe exatamente o que precisamos e sabe o motivo das suas lágrimas, o detalhe é que Ele não perdeu o controle de absolutamente nada!

Para vencermos a ansiedade precisamos confiar piamente em Deus e nas suas promessas. Continue crendo nas ricas e lindas promessas de Jesus para você e para aqueles que te cercam! Confie, porque no tempo certo o milagre virá!

Para vencer a ansiedade priorize Jesus, gaste tempo de qualidade com Deus! Vs 33

"Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."Mateus 6:34

Viva cada dia de uma vez! Se discipline nos propósitos que você almeja a cada dia que viver. Viva o hoje! Aplique as suas forças para o hoje, não gaste energia com as preocupações do passado, tão pouco com as preocupações do amanhã.

Pr. Marcos Souza
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário