domingo, 29 de abril de 2012

Verdadeiramente amamos a Deus?

Se amarmos a Deus todas as coisas cooperaram para o nosso bem, até mesmo a perda de um emprego, a batida de um carro, etc...

"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daquele que são chamados segundo o seu propósito!" Romanos 8.28

Esse texto é desafiador! Será que amamos a Deus verdadeiramente? Será que não O amamos apenas da boca pra fora? Muitos citam o nome de Deus, falam em Deus, mas esse amor que professam, será que é real?

Conheço pessoas que vieram a igreja porque queriam obter algum tipo de benefício, e depois que conseguiram não voltaram mais na igreja.

Se amamos a Deus e andamos nos seus caminhos e nos acontece algo que aparentemente é ruim, pode ser que essa situação seja um livramento de Deus.

Se verdadeiramente amamos a Deus, as coisas ruins que nos acontecem podem ser transformadas em grandes bênçãos.

Muitas pessoas têm uma visão de que todas as religiões são boas, o que não é verdade. Há religiões que destroem a vida das pessoas. Que as isolam, que deturpam valores salutares a vida humana. Há religiões que pregam o suícidio, que pregam a destruição do outro. Quem fala que todos os caminhos levam a Deus está errado. Só Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

Algumas pessoas na Bíblia não amaram a Deus

Judas
Judas resolveu vender Jesus e trocá-lo por moedas de prata - o dinheiro é bom quando é dominado, quando o dinheiro nos domina ele é destruídor. Há pessoas que não podem ter dinheiro que se tornam soberbas.

Judas descobriu que o dinheiro não trazia a paz e o seu final foi a forca, o inferno. As coisas não cooperaram para o bem de Judas, porque ele não amou a Deus.

O filho pródigo
As coisas não cooperaram para o bem do filho pródigo, porque ele não amou a Deus, não amou andar nos caminhos do Senhor e voltou destruído, maltrapilho, sujo. Na hora que ele se lembrou do pai, na hora que o amor dele brotou por Deus, ele passou a receber o cuidado do Senhor.

Existem pessoas que na hora da prova dão as costas pra Ele, diferentemente de Jó que na hora da prova disse: "Eu sei que o meu redentor vive!" O nosso amor a Deus tem que ser maior que as circunstâncias!

Sansão
Somos eternos e por isso temos que ter zelo e temor com as coisas de Deus. Sansão vivia uma vida que os outros falavam de Deus pra ele, mas logo que se tornou juíz, após ter uma decepção com sua esposa, se entregou aos prazeres das mulheres ímpias. Conheceu Dalila e brincou com o pecado.

Tudo que Sansão desfrutou no pecado não contribuiu em nada para uma vida de sucesso, de paz, de alegria na vida dele, porque ele não amou a Deus. O fim dele foi a humilhação e a morte junto com os filisteus.

Se vivermos uma vida séria diante de Deus, no momento certo, Deus efetuará o livramento diante das situações difíceis.

No desespero da humilhação, Sansão clamou a Deus por uma chance de partir dessa terra de cabeça erguida. Deus deu a ele a chance de matar os filisteus, mas suas vistas não foram restituídas. Existem coisas na nossa vida que nunca mais recuperaremos.

Davi
Davi falava que amava a Deus, mas um dia ele cedeu ao pecado, deitou-se com Bate-Seba, uma mulher casada, proíbida para ele. E pior do que deitar-se com ela, foi matar seu amigo Urias, para ficar com a mulher dele.

À partir daquele pecado, Davi tornou-se outra pessoa, porque a mão de Deus pesou sobre ele.

A Bíblia diz: "Esse povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim!"

Existem algumas situções que poderíamos agir com traição e aparentemente saírmos ilesos. Mas quando o nosso temor a Deus fala mais alto que as nossas vontades, que os nossos desejos, o amor que temos pelo Senhor se manifesta e Ele nos honra.

Algumas pessoas por amor a Deus não pecaram


José
Ele não foi para a cama com a mulher de Potifar, por causa de Deus. Ele foi humilhado, preso, mas no momento oportuno Deus o exaltou. Não divida seu coração, quando amamos a Deus Ele nos exalta.

Mesaque, Sadraque e Abdenego
O rei Nabucodonosor fez uma estátua dele para ser adorado. Seus amigos se negaram a prostrar-se diante dela e Deus manifestou-se a eles na fornalha.

Daniel
Recusou-se a adorar o Deus dos medos e persas e por isso foi jogado na cova dos leões e o Senhor se manifestou a ele naquela cova. Daniel saiu ileso, foi honrado pelo rei Dario e seus inimigos devorados pelos leões.

Maria
"A minha alma engradece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu salvador."

José sabia que se Maria fosse descoberta grávida seria apedrejada, em nenhum momento ela blasfemou contra Deus, e o Senhor a honrou. José, reconheceu a obra de Deus na vida de Maria, casou-se com ela e Maria é a mulher mais respeitada em todo o mundo.

Outras referências: Mateus 22.34/ I João 2.15/ Salmos 100.2, 3 4,5/ João 14.23,24.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário