domingo, 15 de abril de 2012

Volte pra Deus!



"E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.

E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos."
Lucas 15:16-23

Sei o que é sair de casa e o que é voltar pra casa. Esse texto de provérbios fala da relação do pai com o filho. "Dá-me filho meu o teu coração!" É um pai pedindo para ser amado. Amar é mandamento e nem sempre o amor acontece no processo natural. O amor tem que ser executado, processado, investido.

Os pais não são donos do amor de seus filhos. Quando pedimos a alguém aquilo que queremos, é porque não temos ainda o que desejamos.

Se o filho não quiser ele não dá amor ao pai. Ser pai e ser mãe não é garantia de ser amado pelos filhos.
A base primária da expectativa de qualquer pessoa é ser amado. Nossos pais podem nos dar tudo que queremos, mas se não formos amados de nada valerá! As pessoas amadas são pessoas bem resolvidas.

O filho pródigo foi embora porque a vida que ele estava vivendo não o complementava. Antes de sair para onde queremos, já não queríamos estar onde estamos há muito tempo.
O filho pródigo foi viver de qualquer maneira descomprometida, e voltou destruído. Mas é importante entendermos que a volta só acontece quando voltamos para dentro de nós mesmos.

O filho pródigo voltou em primeiro lugar pra Deus - "Pequei contra o céu!"

Em segundo lugar ele volta para o seu pai!
"Pequei contra o céu e contra o meu pai!"


Voltar para a casa do pai foi uma reação da sua volta quando ainda estava no chiqueiro.

Em terceiro lugar ele voltou para dentro dele mesmo. Isso aconteceu quando ele afirmou que era indigno.

Em provérbios está escrito que a herança antecipada é maldição. É como se o filho pródigo estivesse dizendo: "Pai queria que você morresse!"

Depois da experiência amarga que ele sofreu no mundo, a expectativa do filho pródigo era ser percebido, ser visto.
"Vinha ele ainda longe, quando seu pai o enxergou." Não queremos viver uma vida no anonimato visual, queremos ser enchergados. Esse menino viveu uma vida fora dos própositos de Deus e voltou destruído, querendo ser enchergado.

As pessoas nos enxergam mais por aquilo que vestimos do quê pelo que somos. Mas o Senhor não! Ele nos olha, com olhos de amor!

Em 2 Samuel 13, está um dos maiores fracassos do grande rei Davi. Ele proibiu Absalão de olhá-lo e isso durou 5 anos. O rapaz não aguentou e quando o rei olhou pra ele, Absalão se revoltaou e tentou tomar o trono do pai. O fim dessa história foi a morte de Absalão e Davi lamentou amargamente a morte de seu filho.

O Salmo 139 diz: "Os seus olhos me viram ainda informe!"

A segunda expectativa do filho pródigo era receber um olhar de compaixão.

Quem fracassa não precisa de olhares acusadores, precisa de olhares de compaixão. Bartimeu estava à beira do caminho, e gritava: "Jesus filho de Davi, tem compaixão de mim!" E então Jesus parou, e se colocou no lugar dele.

Enquanto olhamos de longe a dor de alguém, apenas contemplamos o seus sofrimento, mas quando tomamos o lugar da pessoa, temos que parar e exercer misericórdia.

A terceira expectativa do filho pródigo era uma demonstração de afeto.

Ninguém precisa de desprezo quando fracassa. Ninguém precisa ser lembrado do que fez de errado, a própria pessoa se mutila. Beijos, abraços e palavras atingem a alma. Quando fracassamos na vida, precisamos de demonstração de afeto.

A quarta expectativa do filho pródigo era ser restituído do que ficou deixou para trás.

O filho pródigo foi restituído nas suas roupas, foi colocado em seu dedo um anel e foi recebido com festa. Quem vai embora, quando retorna quer viver a vida que tinha antes.

Se você trabalha num ministério na casa de Deus e vai embora, quando retorna quer exercer o que fazia antes. Aquele jovem retornou e desejou ter o que desprezou.

Talvez você tenha ido embora deixando pra trás muita coisa e agora esteja sofrendo querendo voltar. Acerte com Deus e volte para dentro de você mesmo. O Senhor realizará os seus sonhos.
Pr. Reginaldo Martins
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário