quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Os estágios para formação de um profeta

“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” Isaías 6.1-3.

Existem alguns estágios que passamos por eles. Isaías estava desacreditado, sofrido. Geralmente o profeta é desacreditado, sofrido, navega contra a correnteza, porque profeta não fala o que os outros querem ouvir, mas, o que Deus quer dizer. O profeta fala coisas que moldam o caráter.

Os profetas de Deus são forjados através de dor, sofrimento, rejeição. Profeta enfrenta fornalha, batalhas, mar vermelho, mas em todas as provas sai mais que vencedor porque tem Deus do lado dele.

Os processos, os problemas que passamos determinam onde chegaremos.

O primeiro estágio de um profeta é o trauma
: “No ano em que morreu o rei Uzias.”

Não há profeta que não tenha tido perdas irreparáveis no caminhar da sua vida! Deserto não mata profeta, só o treina. Percas não matam profetas só os treina. Injustiça não mata profeta, só o treina. Cicatrizes não são defeitos e sim marcas que Deus faz na sua vida. Não reclame da sua luta é um treinamento. O deserto nos leva a promoção de Deus.

O segundo estágio de um profeta é a intimidade: “Eu vi o Senhor num alto e sublime trono”

Para ser porta voz de Deus é necessário ter uma intimidade com Deus profunda. Enoque andou com Deus, Moisés falava com Deus, Daniel tinha visões.

O Senhor deseja que mergulhemos mais nos seus mistérios. É tempo de uma geração poderosa ser levantada por meio da intimidade. O Senhor quer revelar coisas novas para sua vida, Deus o espera no seu quarto!

O terceiro estágio de um profeta é garimpar com quem ele anda: Jesus andava com a multidão, mas dessa multidão, (70) setenta eram mais chegados, (12) doze eram mais próximos, (3) três andavam mais juntos e apenas (1) um recostava a cabeça no peito de Jesus. É necessário peneirar os relacionamentos.

Diante de Deus ninguém consegue fingir espiritualidade. Purificação está relacionada a santificação. 

O profeta não age como todo mundo age, ele tem uma nova conduta. Se ele roubava, não rouba mais, se ele mentia, não mente mais, se adulterava, ele não adultera mais.
O quarto estágio de um profeta é a cura: Deus permitirá o trauma, mas não te enviará sangrando, Ele te sarará.
Aquilo que não te mata te trona  mais forte!  Muitas vezes o que nos atinge são as próprias feridas internas, a ferida da competição, de não conseguir ver o outro crescendo na família, entre outros tipos de ferida. Mas o Senhor quer sarar o profeta
 que foi ferido.


O quinto estágio de um profeta é a sensibilidade:  “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” Isaías 6.8 -  Isaías ficou sensível a voz de Deus.

O sexto estágio de um profeta é a rendição, a disponibilidade: Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”  O profeta pode estar cansado, mas, ele deseja o tempo todo fazer a vontade de Deus. Ele não faz o que ele quer, mas o que Deus manda e está sempre disponível para o Senhor.

Pr. Flamarion Rolando
Edição: Renata G. Santana
Conferência Profética Issacar

Nenhum comentário:

Postar um comentário