domingo, 3 de agosto de 2014

O alfabeto de Deus é O B E D E C E R

“Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de edificar a casa do SENHOR, e a casa do rei, e todo o desejo de Salomão, que lhe veio à vontade fazer, O Senhor tornou a aparecer a Salomão; como lhe tinha aparecido em Gibeom. E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração, e a súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias. E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, Então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre; como falei acerca de teu pai Davi, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel; Porém, se vós e vossos filhos de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes perante eles, Então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por provérbio e motejo, entre todos os povos.

E desta casa, que é tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará, e assobiará, e dirá: Por que fez o Senhor assim a esta terra e a esta casa? E dirão: Porque deixaram ao Senhor seu Deus, que tirou da terra do Egito a seus pais, e se apegaram a deuses alheios, e se encurvaram perante eles, e os serviram; por isso trouxe o Senhor sobre eles todo este mal.”
1 Reis 9.1-9.

É  importante sabermos que não devemos discutir com o Senhor, porque Ele é o todo poderoso, o todo soberano Deus e se Ele nos dá uma ordem, a nossa obrigação é  obedecer. 

O alfabeto do mundo é ABCD o de Deus é OBEDECER. Se o Senhor desse explicação de tudo que faz, Ele não seria Deus, a autoridade é Deus!


Na narrativa bíblica vemos várias passagens em que se fez necessário a obediência à instrução do Senhor. Como por exemplo, quando o povo teve que dar sete voltas ao redor das muralhas de Jericó, para que as muralhas caíssem.

Na nossa vida temos ‘pontos fracos’ e precisamos entender 'aquilo' que não podemos brincar. Veja o que o Senhor disse a Salomão: E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, Então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre...”

Deus sabe que em todo tempo somos suscetíveis ao erro, o que Ele deseja ver é o nosso coração, se erramos por acidente, ou se temos prazer no erro.

Qual é a sua fraqueza? Carência de elogio, dinheiro, área sexual, soberba....?  Fuja da aparência do mal.  
O ponto fraco de Salomão, foi a vida sexual , ele
 desviou o coração de Deus: “Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.” 1 Reis 11.9.


“Levantou, pois, o Senhor contra Salomão um adversário, Hadade, o edomeu; ele era da descendência do rei em Edom.” 1 Reis 11.14


Deus levantou um adversário contra Salomão para lhe opor, porque Ele envergonhou o nome do Senhor com suas atitudes.

Salomão não seguiu o alfabeto de Deus (O B E D E C E R)  e o seu fim foi triste, porque aquele que não OBEDECE ao Senhor tem uma vida fadada ao fracasso!


“E Aías pegou na roupa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços. E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos. Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel.” 1 Reis 11.30-32.


Salomão foi um homem que foi honrado, riquíssimo, todas as nações o reverenciavam, mas ele deixou os caminhos do Senhor e terminou com pouco, encerrou não como Deus queria!

O poderoso rei Salomão, terminou sua vida tomando conta de uma pequena tribo. 


Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário