terça-feira, 26 de agosto de 2014

Vencendo batalhas e conquistando sonhos

"Então Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado, e pagava de tributo, ao rei de Israel, cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã.  Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel. Por isso Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel. E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos. E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom." 2 Reis 3:4-8

Você já percebeu que de repente problemas surgem, crises chegam, situações que não queríamos passar acontecem? No texto acima vemos que de repente a guerra chegou, mas Jorão, tomou sete atitudes para vencê-la. 

1º ) Jorão reconheceu que sozinho não dava para ir à guerra

Ele não tinha experiência em guerras, por isso, procurou Josafá. Existem guerras que não podemos ir sozinhos, mas, há pessoas que preferem perder a batalha que pedir ajuda.  Sozinhos podemos chegar até em algum lugar, mais juntos vamos mais longe. 

2º ) Jorão foi  atrás de um homem de credibilidade, postura

Na hora da guerra, ande com pessoas que tenham a fé igual ou maior que a sua. Ande com pessoas que acreditam no sobrenatural.  Deus enviará ‘Josafás’ para comprar a sua briga.  Chega de pessoas que não querem o nosso coração, mas só o que temos na mão.  Uma pessoa de Deus ao seu lado traz controle, aumenta a sua fé!

3º) Jorão foi até o profeta

Quem honra a autoridade deixa um legado na sua história. Quem desonra a autoridade cospe no prato que um dia comeu. Autoridade não é levantada por Deus para massagear o nosso ego, mas para formar o nosso caráter. 


O ingrato escreve na rocha o mau que lhe fizeram, e o bem, ele escreve na areia.  O ingrato é insaciável. O ingrato pega um prato, come nele, e depois diz: “Não quero mais saber dessa comida.” Mal sabendo ele que um dia poderá precisar comer nesse prato novamente. 

Há oportunidades que surgem na nossa vida não porque merecemos, mas porque sabemos honrar quem está ao nosso lado. Deus atendeu Jorão, porque ele estava ao lado de Josafá.  Deus pode entrar numa família, numa história, numa guerra, só porque você está nela. Por sua causa, Deus entra numa guerra.

4º) O nosso sofrimento não move Deus, mas a adoração sim


Para ouvir Deus falando precisamos adorar. O tangedor era aquele que trazia Deus. O Senhor só desce onde tem adoração. A sua situação não move Deus, o seu problema, não move Deus, mas o seu louvor, a sua adoração move. 

5º) Até no não de Deus há milagre

“E disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais.” 2 Reis 3.16-18. Como o milagre virá até nós, muitas vezes não sabemos, mas uma coisa é certa, Deus é quem faz!

6º) Faça a sua parte


Quando fazemos a nossa parte, Deus faz a dele. Encher as talhas com água foi a função dos garçons, mas transformar a água em vinho foi com Jesus. Mergulhar no Jordão sete vezes foi com Naamã e curá-lo da lepra foi com Deus. Há muitas pessoas transferindo para Deus responsabilidades que são deles.
A semente é opcional, a colheita é obrigatória. O possível faço eu, mas, o impossível faz o meu Deus!

7º)  Faça tudo mas nunca esqueça da sua oferta

“E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água.” 2 Reis 3.20.

As águas vieram pelo caminho de Edom. Edom fica numa montanha, num lugar muito alto. A água para chegar em Edom teve que subir as montanhas, aos olhos humanos isso é impossível, mas pra te honrar Deus muda até a lei da gravidade. 

Pr. Flamarion Rolando
Edição: Renata  G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário