domingo, 24 de agosto de 2014

Vencendo a depressão

“E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.” 1 Reis 19.1-2


Segundo a OMS até 2020 teremos uma grande parte da população em estágio depressivo. Depressão é um estado de humor, caracterizado por um esgotamento mental, ou físico, a causa pode ser interna, ou externa. Pode ter origem inconsciente.


É muito difícil tratar de depressão por causa de tabus. Quem fala que está deprimido geralmente recebe a discriminação de que não quer nada com a dureza e na igreja é atrelada muitas vezes a demônios.

Elias, no capítulo 18, tinha feito descer fogo do céu, através da oração.  No auge do ministério de Elias, ele vai dormir cheio da graça e acorda debaixo de um aviso de Jezabel, que ele iria ser morto por Jezabel, por ter matado os profetas de Baal.

A depressão de Elias teve causa na ameaça de Jezabel. A depressão para ser depressão tem que durar no mínimo a partir de duas semanas.

A depressão paralisa a pessoa. Toda tristeza prolongada pode gerar depressão. Elias estava pronto para entrar num processo depressivo.

O que a depressão causa:

- Medo

A pessoa não sente capacitação para dar o passo e vê a benção ir embora porque não tem coragem de ir adiante.

- Fuga

A pessoa foge de compromissos, responsabilidades, porque tudo lhe causa medo. Foge de relacionamentos, atividades que lhe exigirão um pouco mais de comprometimento. 

- Isolamento


Quem está entrando no estado depressivo começa a abandonar as pessoas. Não quer ter contato com ninguém, vai se enclausurando, deixa de ir aos lugares onde havia relacionamento e começa a buscar isolamento.

- Vontade de morrer

O depressivo tem vontade por fim a um desprazer.  A dar cabo da própria vida!

- Inferioridade

“Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” 1 Reis 19.4

A pessoa começa a pensar que é inferior a todos, que é rejeitado! Que todos merecem ser felizes, mas a pessoa não. O depressivo anda cabisbaixo, se coloca na posição do pior de todos.
Se você sente os sintomas que Elias sentiu, pode crer, Deus tratará com você!

Como Deus tratou Elias? Na tricotomia: corpo, alma e espírito!

- Elias dormiu

“E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro” 1 Reis 19:5



Precisa haver descanso. A estafa e o stress não é depressão, mas é um caminho para ela.

- Elias se alimentou
“E eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.”  1 Reis 19.5

O corpo precisa de resistência para lutar contra depressão. É necessário comer e beber, mesmo sem vontade.

- Elias se exercitou 

“Caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.” 1 Reis 19.8

- Deus cuidou da parte física de Elias para depois tratar da alma. 

“E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.” 1 Reis 19. 9-10


Deus colocou Elias no divã, para que ele contasse sua história. O segundo processo é o desabo, era necessário que Elias falasse o que afligia a sua alma. Para haver a cura da alma é necessário falar.
Elias não conseguiu lembrar-se dos milagres que o Senhor fez por ele, só conseguia lembrar da luta e da derrota porque estava entrando num processo de depressão.  Quem está em depressão precisa ser ouvido também – Deus ouviu Elias.

- Para curar a alma de Elias o Senhor chamou Elias para fora

“E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;” 1 Reis 19.1


Há pessoas que não estão na caverna, estão dentro do quarto. Saia! A pessoa que está em depressão precisa estar diante da face do Senhor.

- Para lidar com o deprimido é necessário ter paciência, perseverança, mesmo que depois você veja a pessoa falando tudo da mesma forma outra vez.

- Para curar a alma de Elias, o Senhor o mandou enfrentar a sua luta. Ele não tinha que fugir ele tinha que enfrentar o problema.

“E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.” 1 Reis 19. 15

- Uma das fases do tratamento da depressão refere-se a ocupação da mente.

“Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.” 1 Reis 19.16

O Senhor traçou metas para Elias cumprir. Não há melhor lugar para ocuparmos a nossa mente que na obra de Deus.

Quando Elias disse que só ele havia ficado. O Senhor disse que havia ainda 7.000 que não se prostraram. Ele viu que aquilo que ele achava que era derrota, não era derrota.

Ele começou a se ver de forma diferente! Ele entendeu que na prova seria aprovado, que chegaria até o fim, passou a focar não o problema, mas na solução.

- Depois de tratar a alma de Elias, o Senhor tratou seu espírito

“E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?” 1 Reis 19.11-13



Não adianta o pastor orar, jejuar se você também não orar, e não jejuar. O tratamento espiritual  para alguém que sofre de depressão é cercado de sinais que só Deus pode fazer. Creio que o Espírito de Deus falou diretamente com Elias.
"Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" Isaías 43.13


Dr. Francis Bittencourt
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário